Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Home
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Anais Atual
Todos os Anais
Submissões
Modelo Artigo
Tutorial de Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 13 (2024): Anais do Enfope
n. 13 (2024): Anais do Enfope
Publicado:
2024-05-24
GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO, ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS
KLEBER FIRPO PRADO VALENÇA, Tamires Aparecida Batista de Oliveira, Willian Lima Santos
PDF
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL DA ENGOMADEIRA EM SALVADOR-BA
Cristiane Bacelar Lima da Cunha, Aurinéia Cândida dos Santos, Andréa Karla Ferreira Nunes
PDF
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EUDCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Robson Santos da Conceição, Iderlânia Costa Souza
PDF
EDUCAÇÃO ALÉM DOS MUROS: ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES PARA A RESSOCIALIZAÇÃO
IZABEL MACEDO
PDF
As AS CRIANÇAS E AS RUAS QUE SE ATRAVESSAM:
VIVÊNCIAS DE UMA PESQUISADORA NUM BAIRRO PERIFÉRICO DE ARACAJU
camila barreto cavalcante
PDF
GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis
PERCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS: EXPLORANDO OS FUNDAMENTOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO
Daniel Barros, Alexandre Meneses Chagas
PDF
A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
o curso de Serviço Social em debate
Marcia Alves de Carvalho Machado, Gilmara Rezende Cardoso Xavier, Rony Rei do Nascimento Silva
PDF
GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas
TRAJETÓRIA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE
ASPECTOS HISTÓRICOS DE CONSTRUÇÃO, LEGITIMAÇÃO E PROCESSOS FORMATIVOS DA E PARA A DOCÊNCIA
Francisco José de Lima, Roberta da Silva, Damião Michael Rodrigues de Lima
PDF
AROEIRA, PARA QUE TE QUERO AROEIRA? EXPERIMENTAÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ELIZABETE DOS SANTOS CARVALHO
PDF
NUMERACIA E LETRAMENTO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cynthia da Silva Anderson, Carlos Alberto de Vasconcelos , Jhonatas Isac Pereira Lima
PDF
GT4 - Educação Rural/do Campo
MENOS 11 “MENOS 11”: O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS NO/DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIO REAL/BAHIA/BRASIL (2019-2024)
“MENOS 11”: O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS NO/DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIO REAL/BAHIA/BRASIL (2019-2024)
Adeyde dos Santos Rodrigues, Rony Rei
PDF
Doc “DOCUMENTOS EM CHAMAS”: HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL “LUIZ VIANA NETO” EM SAMBAÍBA/BAHIA
Jilmária Marques, Silva
PDF
GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA
Makel Bruno Oliveira Santos, Barbara Bettina Oliveira Souza
PDF
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES DO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE HISTÓRICOCONTEMPORÂNEA DO ÚLTIMO PARADIGMA
Vânia Batista dos Santos, José Oswaldo Sampaio de Mendonça, Andrea Karla Ferreira Nunes
PDF
EDUCAÇÃO HISTÓRICA DIGITAL: A CONSCIÊNCIA DO TEMPO EM CONJUNTO COM AS REDES SOCIAIS
Lucas Santos
PDF
ABORDAGEM STEAM COMO UM RECURSO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL
Clivian Natalin Oliveira Messias
PDF
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES DO SÉCULO XXI
UMA ANÁLISE HISTÓRICOCONTEMPORÂNEA DO ÚLTIMO PARADIGMA
Vânia Batista Dos Santos, Andrea Karla Ferreira Nunes, José Oswaldo Sampaio de Mendoça
PDF
MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS CENÁRIOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
Kleber Firpo Prado Valença, willian lima santos, Manoel Messias Santos Alves
PDF
INTEGRAÇÃO DAS TDIC AO ENSINO E APRENDIZAGEM
UMA REALIDADE (?)
Evaneyde, Anne Alilma, Joanna Angélica
PDF
AS TIC NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR
LUIZ CLAUDIO CORREIA DOS SANTOS, MARCOS BATINGA FERRO, CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
PDF
VIA OBJETIVA A PARTIR DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA: O DIGITAL E A PRÁTICA DOCENTE
Filipe Antônio Araújo Moura, Andrea Karla Ferreira Nunes
PDF
O USO DO SMARTPHONE EM SALA DE AULA
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Isabela Santos Albuquerque, Simone Silveira Amorim, Paula Vanessa Franco Macedo
PDF
PEDAGOGIA CONECTADA:
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM REDE
CHEILA RAIANE MENEZES OLIVEIRA, Paulo Marques de Oliveira Silva, Daniele Santana de Melo
PDF
DOCÊNCIA, REFLEXÃO E A DIVULGAÇÃO VIRTUAL: EXPLORANDO O POTENCIAL DO PENSAMENTO CRÍTICO NAS REDES SOCIAIS
Simone Silveira Amorim, Ícaro Franca Bastos, Ana Paula Oliveira Pereira
PDF
A PERSPECTIVA HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DO ENSINO DO DIREITO PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA A PARTIR DA CIBERCULTURA
Alícia Macedo Santana, Cristiane de Magalhães Porto
PDF
GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade
CORPO ENSINANTE
BREVES NOTAS SOBRE A PRODUÇÃO DA DOCÊNCIA IDEALIZADA
JULIANA FARIAS SANTOS, DÉBORA DOS REIS SILVA BACKES, DANIEL GARCIA DOREA DOS SANTOS
PDF
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Advanusia Santos Silva de Oliveira, Senhorita, Senhora
PDF
O PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONFLITOS E DESAFIOS NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS
MARILIA SILVA DIAS
PDF
A LÍNGUA PORTUGUESA E OS DESAFIOS DE PESSOAS SURDAS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
Valéria Simplício da Silva
PDF
O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA ATRAVÉS DAS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS
Julia Beatriz Silva Vicente Chaves
PDF
PRÁTICAS EDUCATIVAS RELEVANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CRISTIANE FEITOZADANTAS, MARIZETE LUCINI
PDF
O Olhar Incluso na Formação Docente
Marcos Batinga Ferro, Luiz Claudio Correia dos Santos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete
PDF
CONCEITOS HISTÓRICOS DA MATERNIDADE E SEUS VIESES NA EDUCAÇÃO
Morgana Oliveira Alves, Andréa Karla Ferreira Nunes
PDF
LITERATURA INFANTIL COMO CAMPO DE POSSIBILIDADE DE COMBATE AO RACISMO
Taislaene Araújo Santos, Ivana Maria Santana Andrade
PDF
Um CORPO EDUCADO PARA MORRER:
TRAJETÓRIAS DE UM CORPO ENEGRECIDO NO ENSINO SUPERIOR
Wheber Mendes dos Santos
PDF
GT7 - Educação, Linguagens e Artes
PALAVRAS/SENTIMENTOS EXPRESSAS EM UMA ESCADA: SENTIDOS E INTENCIONALIDADES PEDAGÓGICAS
Cristhiane Marques de Freitas, Celina Daniela Diogo Lira, Simone Silveira Amorim
PDF
UMA ANÁLISE INICIAL SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO EROTISMO NOS JOGOS DIGITAIS
Manoel Dantas Macedo Filho
PDF
GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)
PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINARES ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO
ENCONTROS ENTRE LÍNGUA INGLESA E FILOSOFIA
Izabel Silva Souza DAmbrosio, Augusto César Feitosa
PDF
A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DENTRO DO ENSINO BÁSICO
leandro santos andrade
PDF
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO PODE INFLUENCIAR NO APRENDIZADO? REFLEXÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA, SOBRE A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, NA FORMAÇÃO DOCENTE.
Adeline Araújo Carneiro Farias, Daniele Almeida, Rhuan Gabriel
PDF
ARQUITETURA ESCOLAR E QUALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS
Glauber Fontes de Oliveira, Valéria Maria Santana Oliveira
PDF
DIÁLOGOS ENTRE AS CONCEPÇÕES DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E AS PRÁTICAS DOCENTES
Valeria de Souza Rezende, Núbia Lira
PDF
IDENTIDADE, CONHECIMENTO HISTÓRICO, LEI 10.639/03: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO
Jeuédne Eufrázio Araújo de Queiroz
PDF
MAPEAMENTO DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
Luiz Anselmo Menezes Santos, Ana Karolliny do Livramento Melo, Priscila Soares Silva
PDF
A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O CURRÍCULO DE SERGIPE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Ivana Andrade, Taislaene Santos
PDF
BNCC, EDUCAÇÃO INFANTIL E CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
UMA REVISÃO DA LITERATURA
Maria José Feitosa dos Santos
PDF
BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA TRABALHAR OS SABERES DA INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO – SE (2018-2023)
Ligia Bitencourt oliveira, Ana Débora Lima de França, Andréa Karla Ferreira Nunes
PDF
GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional
GESTÃO EDUCATIVA E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA
REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE
Jose SILVIO DE SOUSA, SEVERINO, Simone Silveira Amorim
PDF
A BNCC EM FOCO: INTERVENÇÃO DIDÁTICO-FORMATIVA CONTRA-HEGEMÔNICA PARA GESTORES ESCOLARES
Marcos Vinicius Francisco, Monica Fürkotter, Maicon Antunes Fernandes
PDF
OS DESAFIOS DO APRENDER DOCENTE
UMA ANÁLISE COMPARADA DA FORMAÇÃO CONTINUADA (META 16) DO PNE E PEE-SE.
MONIKA ROCHA, SIMONE SILVEIRA AMORIM
PDF
IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NAS INVESTIGAÇÕES DO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL
ANA DEBORA FRANCA, Lígia
PDF
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN’s) DO CURSO DE DIREITO: NARRATIVAS E NORMAS ENTRE O PERÍODO DE 2001 A 2020
NARRATIVAS E NORMAS ENTRE O PERÍODO DE 2001 A 2020
WILSON ALBINO DE SA, Dra. Andréa Karla
PDF
GT10 - Práticas Investigativas na Educação Superior
MAPEANDO E CONSTRUINDO INDICADORES NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE TIRADENTES ( 2023 )
Luiza Caldeira do Espírito Santo, Andrea Karla Ferreira Nunes, Michelline Roberta Simões do Nascimento
PDF
GESTÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O MODELO ACADÊMICO TIRADENTES
Michelline Roberta Santos do Nascimento, Mateus Dos Santos Sá, Andrea Karla Ferreira nunes
PDF
GT12 - História da Educação
Os CAMINHOS EDUCACIONAIS DE LÍGIA PINA
ARTE, TEATRO E POESIA DA EDUCADORA SERGIPANA
Bianca Sthephanny Martins Gomes, Dirce Rodrigues da Costa Nascimento
PDF
MULHERES SERGIPANAS FRENTE À DITADURA MILITAR (1964-1985):
RESISTÊNCIA À REPRESSÃO - RELEMBRAR PARA NÃO SE REPETIR
Maryluze Souza Santos Siqueira
PDF
BASES EPSITEMOLÓGICAS DO MÉTODO PARISIENSE PRESENTES NO RATIO STUDIORUM E NA DIDÁTICA MAGNA
INDÍCIOS E EVIDÊNCIAS
Oberdan Andrade, Ester Fraga
PDF
A LINHA DO TEMPO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE
: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Kadja Emanuelle Araujo Santos, Ester Fraga, Cristiane Porto
PDF
A GESTÃO DA SALA DE AULA
OS AGENTES EDUCATIVOS DO GINÁSIO E COLÉGIO TIRADENTES (1962-1967)
Indayane Gomes da Silva
PDF
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CONCEITUAL ABRANGENDO MÉTODOS E HABILIDADES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.
Iderlânia Costa Souza, Robson Santos da Conceição
PDF
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CONCEITUAL ABRANGENDO MÉTODOS E HABILIDADES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Iderlânia Costa Souza, Robson Santos da Conceição
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems