GESTÃO EDUCATIVA E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE

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Resumo

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar argumentos sobre a gestão educativa e a democratização das escolas públicas. A gestão educativa emerge com o intuito de otimizar a organização e as práticas escolares, no entanto, o que observamos é uma verticalização crescente dos processos de gestão fortemente influenciado pela política neoliberal. Destarte, este trabalho propõe-se, primeiro, a contextualizar essa gestão, enfrentando o desafio de atender aos requisitos necessários para se ofertar uma educação de qualidade, para então abordar a questão da democratização da escola sob a perspectiva das nossas leituras e práticas educativas no seio dessa instituição. Faremos aqui um debate a partir de uma revisão da literatura referente às principais discussões sobre a democratização da educação e da escola e que foram leituras que permearam nossa formação na academia e no chão da escola pública, nas últimas décadas. Para tanto, recuperamos as contribuições de Azevedo (2003), Buss (2008), Canário (2007), Ferreira (2011), Freire (1970; 1987), Libâneo (1994; 2004), Texeira (1950), Vasconcelos (1992; 2000) entre outros.

 

Palavras-chave: Gestão Educativa. Democratização. Escola Pública.

 

RESUMEN

El presente trabajo tiene como objetivo presentar argumentos sobre la gestión educativa y la democratización de las escuelas públicas. La gestión educativa surge con el objetivo de optimizar la organización y las prácticas escolares, sin embargo, lo que observamos es una creciente verticalización de los procesos de gestión fuertemente influenciados por la política neoliberal. Por lo tanto, este trabajo se propone, primero, contextualizar esta gestión, enfrentando el desafío de cumplir con los requisitos necesarios para ofrecer una educación de calidad, para luego abordar el tema de la democratización de la escuela desde la perspectiva de nuestras lecturas y prácticas educativas en el marco de esta institución. Aquí debatiremos a partir de una revisión de la literatura sobre las principales discusiones sobre la democratización de la educación y la escuela y cuáles fueron lecturas que permearon nuestra formación en la academia y en la escuela pública en las últimas décadas, para ello recuperamos los aportes de Azevedo. (2003), Buss (2008), Canário (2007), Ferreira (2011), Freire (1970; 1987), Libâneo (1994; 2004), Texeira (1950), Vasconcelos (1992; 2000), entre otros.

 

Palabras clave: Gestión Educativa. Democratización. Escuela pública.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

SILVIO DE SOUSA, J., SILVA, S. T. D. ., & Amorim, S. S. . (2024). GESTÃO EDUCATIVA E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16970

Edição

Seção

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional