O PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONFLITOS E DESAFIOS NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS

Autores

  • MARILIA SILVA DIAS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Resumo

O presente artigo tem, por objetivo, abordar desafios referentes à prática do professor de língua espanhola, em sala de aula, no ensino formal de surdos. Iniciamos apresentando um panorama geral do contexto escolar e o ensino de língua portuguesa e, em seguida, fazemos um comparativo frente aos conflitos linguísticos que englobam o ensino do português, da língua espanhola e o uso necessário da língua de sinais na educação de alunos com surdez. Abordamos o conceito de políticas linguísticas e a necessidade de diretrizes que contemplem a diversidade linguística e cultural presente no ambiente escolar, em especial ao que se refere ao ensino de surdos e no comparativo com a prática oralizada. Fez-se necessário também abordar a necessidade de ações afirmativas que retomem às minorias uma participação mais justa e igualitária, por meio da noção e ampliação da justiça social. Por fim, enfatizamos a necessidade de uma adaptação curricular que promova o ensino/aprendizagem de forma eficaz para os surdos e apresentamos as considerações finais.

 

 

Palavras-chave: Surdos. Ensino.Conflitos linguísticos.

 

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

SILVA DIAS, M. (2024). O PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONFLITOS E DESAFIOS NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16973

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade