O PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONFLITOS E DESAFIOS NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS
Resumo
O presente artigo tem, por objetivo, abordar desafios referentes à prática do professor de língua espanhola, em sala de aula, no ensino formal de surdos. Iniciamos apresentando um panorama geral do contexto escolar e o ensino de língua portuguesa e, em seguida, fazemos um comparativo frente aos conflitos linguísticos que englobam o ensino do português, da língua espanhola e o uso necessário da língua de sinais na educação de alunos com surdez. Abordamos o conceito de políticas linguísticas e a necessidade de diretrizes que contemplem a diversidade linguística e cultural presente no ambiente escolar, em especial ao que se refere ao ensino de surdos e no comparativo com a prática oralizada. Fez-se necessário também abordar a necessidade de ações afirmativas que retomem às minorias uma participação mais justa e igualitária, por meio da noção e ampliação da justiça social. Por fim, enfatizamos a necessidade de uma adaptação curricular que promova o ensino/aprendizagem de forma eficaz para os surdos e apresentamos as considerações finais.
Palavras-chave: Surdos. Ensino.Conflitos linguísticos.
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