NUMERACIA E LETRAMENTO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

Resumo

O Brasil apresenta altos índices de analfabetismo. Para combatê-lo o Governo Federal lançou, em 2019, o Plano Nacional de Alfabetização (PNA). É necessário lembrar que somente há pouco tempo a população brasileira conseguiu acesso à escola, contudo a educação ainda não alcança todos. É também neste documento que encontramos os termos letramento e literacia matemática. Por letramento, entende-se o domínio da leitura, da escrita e da interpretação de textos. Já a literacia diz respeito às habilidades matemáticas que permitem resolver problemas da vida cotidiana e lidar com informações matemáticas. A partir do explicitado, ao longo do texto, discutem-se resultados de pesquisa bibliográfica, com cunho qualitativo, tem como objetivo principal buscar leituras específicas, pensando em fazer uma relação do desenvolvimento destas habilidades com o progresso do trabalho dos professores e os espaços de formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia da Silva Anderson, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE - SEDUC

Doutoranda em Educação pela UFS, Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela UFS, Graduada em Matemática pela  UFS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação – FOPTIC

Carlos Alberto de Vasconcelos , Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutor em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco. Dr. em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC.

Jhonatas Isac Pereira Lima, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UFS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação – FOPTIC.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

da Silva Anderson, C. ., Vasconcelos , C. A. de ., & Lima, J. I. P. . (2024). NUMERACIA E LETRAMENTO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16995

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas