A LÍNGUA PORTUGUESA E OS DESAFIOS DE PESSOAS SURDAS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Valéria Simplício da Silva UFS

Resumo

Este artigo tem como objetivo apontar os desafios que as pessoas surdas enfrentam no ensino superior com relação à língua porguesa, analisando as relações existentes entre as dificuldades que elas possuem com a leitura e a escrita dos textos acadêmicos e sua atuação no percurso acadêmico. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica utitilizando um aporte teórico relacionado ao tema. Foi constatato que as dificuldades das pessoas surdas em sua trajetória acadêmica estão relacionadas à qualidade da aprendizagem de leitura e escrita recebida na educação básica, em virtude de metodologias de ensino de língua portuguesa inadequadas para estas pessoas, e às barreiras linguísticas durante o percurso acadêmico, por falta de apoio pedagógico com a leitura e a escrita, evidenciando, assim, a necessidade de apoio pedagógico especializado em língua portuguesa no ensino superior para que estas pessoas possam ter uma formação acadêmica de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: pessoa surda. Língua portuguesa. Ensino superior. Leitura. Escrita.

ABSTRACT

This article aims to highlight the challenges that deaf people face in higher education in relation to the portuguese language, analyzing the relationships between the difficulties they have with reading and writing academic texts and their performance in the academic career. To this end, bibliographical research was carried out using a theoretical contribution related to the topic. It was found that the difficulties faced by deaf people in their academic career are related to the quality of reading and writing learning received in basic education, due to inadequate portuguese language teaching methodologies for these people, and to language barriers during the academic career, due to lack of pedagogical support with reading and writing, thus highlighting the need for specialized pedagogical support in portuguese in higher education so that these people can have quality academic training.

KEYWORDS: deaf person. Portuguese language. University education. Reading. Writing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Simplício da Silva, V. (2024). A LÍNGUA PORTUGUESA E OS DESAFIOS DE PESSOAS SURDAS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16980

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade