DOCÊNCIA, REFLEXÃO E A DIVULGAÇÃO VIRTUAL: EXPLORANDO O POTENCIAL DO PENSAMENTO CRÍTICO NAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes
  • Ícaro Franca Bastos
  • Ana Paula Oliveira Pereira

Resumo

Este artigo explora o uso do Facebook por educadores no Brasil como meio de expressar conhecimentos e opiniões, focando nos desafios enfrentados pelo setor educacional, incluindo a valorização da docência e o impacto de políticas governamentais. Analisando postagens de duas professoras em 2019, destaca-se a utilização dessa rede social para fomentar debates sobre educação e compartilhar experiências e visões culturais, evidenciando a importância de cultivar o pensamento crítico na sociedade. A pesquisa, de natureza qualitativa e crítica, revela como a interação virtual pode questionar ideologias dominantes, apontando para a negligência do governo em relação à educação como um obstáculo ao desenvolvimento social e intelectual. Conclui-se que valorizar a educação e seus profissionais é crucial para o avanço do país, enfatizando a necessidade de reformas que dignifiquem a docência e promovam investimentos efetivos no setor educacional.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Silveira Amorim, S., Franca Bastos, Ícaro, & Oliveira Pereira, A. P. (2024). DOCÊNCIA, REFLEXÃO E A DIVULGAÇÃO VIRTUAL: EXPLORANDO O POTENCIAL DO PENSAMENTO CRÍTICO NAS REDES SOCIAIS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16938

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias