LITERATURA INFANTIL COMO CAMPO DE POSSIBILIDADE DE COMBATE AO RACISMO

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a literatura infantil como um campo de possibilidade de combate ao racismo. Para tanto, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa em educação, a partir de uma pesquisa monográfica e reflexões advindas deste e de outros estudos acercas da Educação das Relações Étnico-Raciais, racismo e literatura infantil. Por meio dos resultados, podemos compreender a literatura infantil como um artefato cultural que não está isento das questões sociais de sua época. Como também, a potencialidade que reside no gênero literário quanto ao enfrentamento ao racismo e discriminações, para além do fortalecimento da identidade de criancas negras.

 

Palavras-chave: Literatura infantil. Racismo. Educação das Relações Étnico-Raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Maria Santana Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Pedagoga e Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), Grupo de Pesquisa em Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/UFS/CNPq).

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Araújo Santos, T., & Santana Andrade, I. M. (2024). LITERATURA INFANTIL COMO CAMPO DE POSSIBILIDADE DE COMBATE AO RACISMO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16918

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade