EDUCAÇÃO HISTÓRICA DIGITAL: A CONSCIÊNCIA DO TEMPO EM CONJUNTO COM AS REDES SOCIAIS
Resumo
O seguinte artigo pretende, a partir da reflexão sobre o uso dos dispositivos digitais nas atividades histórico-educativas, compreender como a educação histórica, em seu mais amplo sentido de aplicabilidade social, pode ser efetivada a partir das mediações promovidas pelos apps sociais. Para tanto, nos apoiaremos inicialmente na metodologia de análise de redes sociais a fim de investigar as narrativas históricas construídas pelos internautas através das plataformas que promovem a comunicação e a informação em seu estado de interconectividade. A micro-história, quando integrada à análise de redes sociais, nos possibilitará um enriquecimento na compreensão das dinâmicas sociais subjacentes à estrutura da rede de forma mais ampla, no que tange a construção dos saberes históricos. Ao final deste estudo, pretendemos evidenciar as maneiras pelas quais os dispositivos digitais sociais se integram aos processos de busca e produção do conhecimento em direção à consciência histórica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.