A BNCC EM FOCO: INTERVENÇÃO DIDÁTICO-FORMATIVA CONTRA-HEGEMÔNICA PARA GESTORES ESCOLARES

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo, recorte de uma macropesquisa financiada pelo CNPq, é apresentar a intervenção didático-formativa desenvolvida junto a gestores escolares que experienciaram o processo de materialização da BNCC nos currículos municipais e estaduais de diferentes estados brasileiros. Ancorada nos pressupostos epistemológicos e ontológicos do método do materialismo histórico-dialético, elegeu-se como procedimento teórico-metodológico a proposição de intervenção didático-formativa via Google Meet. Embora o discurso governamental afirme que a BNCC tenha sido elaborada de forma democrática, investigações e associações científicas da área de Educação, têm denunciado esse processo. Na intervenção, pesquisadores comprometidos com a transformação social qualificaram o debate e a formação continuada de gestores escolares, os quais têm experienciado, em suas ações, as consequências da padronização curricular do trabalho educativo na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá/Programa de Pós-graduação em Educação e Pró-reitoria de Ensino

Marcos Vinicius Francisco é graduado pelo curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Mestre e Doutor em Educação (financiamento da FAPESP) pela mesma instituição. Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha e concluiu um Pós-doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Ensino da Universidade Estadual de Maringá; é docente vinculado ao Departamento de Ciências do Movimento Humano e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEM - Maringá, PR). É líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES).

Monica Fürkotter, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976) (Unesp), Mestrado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1983) e Doutorado em Ciências (Matemática: Análise) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1989). É docente aposentada da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA), da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, e Líder do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações (CONTEPEA) da Unoeste. Editora da Revista Colloquium Humanarum. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação e avaliação.

Maicon Antunes Fernandes, Universidade Estadual de Maringá/Bacharelado em Educação Física

Possui licenciatura pelo curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional do Vale do Ivaí. 

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Francisco, M. V., Fürkotter, M. ., & Fernandes, M. A. . (2024). A BNCC EM FOCO: INTERVENÇÃO DIDÁTICO-FORMATIVA CONTRA-HEGEMÔNICA PARA GESTORES ESCOLARES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16996

Edição

Seção

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional