O Olhar Incluso na Formação Docente

Autores

Resumo

Esta pesquisa teve como finalidade analisar o exercício da docência na perspectiva da Educação Inclusiva, com o propósito de alcançar o objetivo aqui formulado. No que se refere a metodologia, trabalhou-se com uma proposta de natureza qualitativa para proceder a coleta das informações necessárias para responder às questões do estudo. No âmbito da pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo de caso. Procurou-se evidenciar a formação inicial no que se refere às possibilidades dos Cursos de Pedagogia orientar ao professor para o trabalho com o aluno com deficiência na sala de ensino regular. Os discursos das docentes, participantes desta pesquisa, retrataram deficiências em relação à sua prática pedagógica e da importância do profissional da docência aprender visando à Educação Inclusiva. Os resultados do estudo indicam a necessidade de melhoria da qualidade na  formação inicial dos professores e da provisão de recursos humanos, pedagógicos e condições  materiais para o atendimento ao aluno com deficiência, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Batinga Ferro, Professor da Rede Estadual em Sergipe

Doutorando em Educação pela UFS, professor da rede estadual em Sergipe. pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC) CNPQ/UFS e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) CNPQ/UFS. ORCID https://orcid.org/0000-0002-7602-9374 . E-mail: marcosbating@gmail.com

Luiz Claudio Correia dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutorando em Educação pela UFS, pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC) CNPQ/UFS e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) CNPQ/UFS. ORCID https://orcid.org/0000-0001-8417-0901 . E-mail: admpedagogialetras@gmail.com

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutora em Educação pela UFRN, professora do departamento de educação e do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) CNPQ/UFS. ORCID https://orcid.org/0000-0001-9637-6616 . E-mail: aferrete21@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Marcos Batinga Ferro, Luiz Claudio Correia dos Santos, & Anne Alilma Silva Souza Ferrete. (2024). O Olhar Incluso na Formação Docente. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16905

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade