IDENTIDADE, CONHECIMENTO HISTÓRICO, LEI 10.639/03: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Jeuédne Eufrázio Araújo de Queiroz

Resumo

O presente texto procura trazer uma reflexão teórica acerca do conceito de identidade procurando compreender seus sentidos e valores que constituem sua formação. Quais são os caminhos percorridos para a formação da identidade pessoal. Refletiremos de forma mais específica sobre a identidade afrodescendente de como ela foi construída a partir de certos termos, de como o conhecimento histórico pode contribuir para a formação de uma identidade positiva. Faremos uma breve reflexão de como a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do Brasil tem impactado nos currículos e nas práticas educacionais no cotidiano das escolas.  

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Queiroz, J. E. A. de. (2024). IDENTIDADE, CONHECIMENTO HISTÓRICO, LEI 10.639/03: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16998

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)