IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NAS INVESTIGAÇÕES DO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear pesquisas que tratam sobre a implementação de políticas e programas de alfabetização publicadas no Brasil, por meio de um estudo de revisão sistemática do tipo estado do conhecimento, com recortes de período de 2019-2023, envolvendo as dissertações e teses acadêmicas, depositadas na Base de Dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Duas questões nortearam os objetivos deste mapeamento: se as políticas de alfabetização têm se constituído como objeto de pesquisa dos estudos no campo da Política Educacional e as principais abordagens utilizadas pelos pesquisadores da área nessas investigações. É de abordagem qualitativa, descritiva com base em procedimento bibliográfico.  Como resultado, percebe-se que as investigações que tratam de políticas públicas voltadas para as políticas de alfabetização, no Brasil, têm crescido dentre os objetos de pesquisa do campo de Política Educacional, sobretudo na grande área da Educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Doutoranda em Educação/UNIT/SE. Mestra em
Ciências da Educação/Lisboa. Professora da Educação Básica
PMINSS/SE. Integrante do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC-CNPg). ORCID:0000-0003-1164-0575.
e-mail: mestradoligiabo@souunit.com.br

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

FRANCA, A. D., & Bitencourt Oliveira, L. . (2024). IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NAS INVESTIGAÇÕES DO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16920

Edição

Seção

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional