MENOS 11 “MENOS 11”: O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS NO/DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIO REAL/BAHIA/BRASIL (2019-2024)

“MENOS 11”: O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS NO/DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIO REAL/BAHIA/BRASIL (2019-2024)

Autores

  • Adeyde dos Santos Rodrigues UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Rony Rei

Resumo

RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos da nucleação das escolas no/do campo, no município de Rio Real, Bahia, no período de 2019 a 2024. A pesquisa utilizou métodos bibliográficos, documentais e análise de dados para compreender como a nucleação escolar afeta a qualidade da educação nas escolas rurais locais. Destaca-se a importância de políticas educacionais eficazes para promover a equidade e garantir acesso a uma educação de qualidade em áreas rurais. Os resultados indicam uma economia de recursos e reorganização estrutural, mas também revelam obstáculos, como resistência à mudança, perda da identidade cultural e desconexão com a comunidade, acarretando impactos negativos como cenário de desvalorização e descaso, e abalo ao sentimento de pertencimento local. Conclui-se que é fundamental adaptar as políticas educacionais às particularidades das escolas no/do campo para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.

 

Palavras-chave: Nucleação; Escola no/do campo; Rio Real

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

dos Santos Rodrigues, A., & Silva, R. R. do N. (2024). MENOS 11 “MENOS 11”: O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS NO/DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIO REAL/BAHIA/BRASIL (2019-2024): “MENOS 11”: O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS NO/DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIO REAL/BAHIA/BRASIL (2019-2024). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16916

Edição

Seção

GT4 - Educação Rural/do Campo