DIÁLOGOS ENTRE AS CONCEPÇÕES DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E AS PRÁTICAS DOCENTES
Resumo
O presente artigo apresenta um recorte da Aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação infantil em uma escola da Rede Municipal de Aracaju e a correlação entre os resultados e a prática docente em creche e pré-escola. O objetivo é identificar as concepções das docentes de bebês e crianças nos planejamentos e documentações do cotidiano pedagógico e correlacionar com os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa utilizando pesquisas bibliográficas, análise de conteúdos. Os resultados identificados apontam a falta de conexão entre as concepções constantes nos planejamentos e documentações pedagógicas e os Indicadores de Qualidade. Este estudo constata que o processo de avaliação institucional é o passo inicial para o atendimento ao que preceitua os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, sendo necessária a formação continuada alinhada aos as práticas docentes em creches e pré-escolas.
Palavras-chave: Avaliação institucional. Concepções. Planejamento. Docentes
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