DIÁLOGOS ENTRE AS CONCEPÇÕES DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E AS PRÁTICAS DOCENTES

Autores

  • Valeria de Souza Rezende Secretaria Municipal de Educação de Aracaju
  • Núbia Lira Secretaria Municipal de Educação de Aracaju

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da Aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação infantil  em uma escola da Rede Municipal de Aracaju e a correlação entre os resultados e a prática docente em creche e pré-escola. O objetivo é identificar as concepções das docentes de bebês e crianças nos planejamentos e documentações do cotidiano pedagógico e correlacionar com os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa  utilizando pesquisas bibliográficas, análise de conteúdos. Os resultados identificados apontam a falta de conexão entre as concepções constantes nos planejamentos e documentações pedagógicas e os Indicadores de Qualidade. Este estudo constata que o processo de avaliação institucional é o passo inicial para o atendimento ao que preceitua os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, sendo necessária a formação continuada alinhada aos as práticas docentes em creches e pré-escolas.

Palavras-chave: Avaliação institucional. Concepções. Planejamento. Docentes

 

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

de Souza Rezende, V., & Josania Paes de Lira, N. (2024). DIÁLOGOS ENTRE AS CONCEPÇÕES DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E AS PRÁTICAS DOCENTES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16985

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)