MAPEAMENTO DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Resumo

a esclarecer como as pessoas aprendem, ou seja, como são adquiridos os conhecimentos e habilidades. Nesta pesquisa, relacionamos as teorias da aprendizagem com a formação de professores, de forma a identificar as teorias mais proeminentes nas produções científicas e seus possíveis encadeamentos. Neste sentido, adotamos a revisão narrativa da literatura para a pesquisa nas bibliotecas de dados: “Google Acadêmico”, “CAPES” e “SciELo”.  Como resultados, as vertentes mais proeminentes encontradas foram a cognitivista e humanista. A pesquisa também revela que as teorias da aprendizagem influenciam para um ensino que serve como base para uma aprendizagem inovadora, ativa e significativa. Concluímos assim, as teorias da aprendizagem são fundamentais no direcionamento do processo de ensino, promovendo sustentação do método e estratégias de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karolliny do Livramento Melo, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, Neuropsicopedagoga, Bacharel em Ciências biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, integrante do Grupo de pesquisa de Formação e atuação docente - INTERAÇÃO. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7171-2636. E-mail: ana.karollinymelo@gmail.com.

Priscila Soares Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação – PPGED/UFS, Mestre em Sociologia pela UFS, Neuroeducadora e Cientista Social. Professora de Sociologia e Projeto de Vida pela SEDUC/SE, integrante do Grupo de pesquisa de Formação e atuação docente - INTERAÇÃO. ORCID https://orcid.org/0000-0002-89266889. E-mail: sociologiahibrida@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Santos, L. A. M., do Livramento Melo, A. K. ., & Soares Silva, P. . (2024). MAPEAMENTO DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16822

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)