AROEIRA, PARA QUE TE QUERO AROEIRA? EXPERIMENTAÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
RESUMO
O presente artigo tem como principal objetivo o conhecimento prático das principais características da árvore Aroeira-vermelha e os benefícios desta para o meio ambiente. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico sobre em livros, artigos e sites com intuito de obter imagens e propostas de atividades didáticas que serviram de base na construção da sequência didática adaptada para a turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenisson Ribeiro. As atividades foram realizadas no período de cinco dias com aulas de 1h40min de duração. Os resultados demonstraram que as atividades possibilitam o protagonismo do aluno, pois os questionamentos surgidos favoreceram as mudanças de hábitos, o respeito para com a árvore e o meio ambiente. Então concluímos que as práticas que envolvem investigação e pesquisa com questionamentos do cotidiano do aluno, são favoráveis ao ensino-aprendizagem na preservação do meio ambiente .
Palavras-chave: Ensino por investigação; Educação; Preservação ambiental
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.