AROEIRA, PARA QUE TE QUERO AROEIRA? EXPERIMENTAÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • ELIZABETE DOS SANTOS CARVALHO UNIT

Resumo

RESUMO

 

O presente artigo tem como principal objetivo o conhecimento prático das principais características da árvore Aroeira-vermelha e os benefícios desta para o meio ambiente. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico sobre em livros, artigos e sites com intuito de obter imagens e propostas de atividades didáticas que serviram de base na construção da sequência didática adaptada para a turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenisson Ribeiro. As atividades foram realizadas no período de cinco dias com aulas de 1h40min de duração. Os resultados demonstraram que as atividades possibilitam o protagonismo do aluno, pois os questionamentos surgidos favoreceram as mudanças de hábitos, o respeito para com a árvore e o meio ambiente. Então concluímos que as práticas que envolvem investigação e pesquisa com questionamentos do cotidiano do aluno, são favoráveis ao ensino-aprendizagem na preservação do meio ambiente . 

 

Palavras-chave: Ensino por investigação; Educação; Preservação ambiental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

CARVALHO, E. D. S. (2024). AROEIRA, PARA QUE TE QUERO AROEIRA? EXPERIMENTAÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16990

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas