A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Advanusia Santos Silva de Oliveira Secretaria Municipal da Educação de Aracaju
  • Senhorita
  • Senhora

Resumo

Este artigo objetiva agregar embasamentos teóricos sobre a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, com o  intuito de contribuir no âmbito educacional. Nessa perspectiva, o presente artigo pode contribuir com pesquisas futuras e servir como base teórica para  profissionais que desejam pesquisar o tema, bem como fundamentar sua prática profissional . Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da descrição de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico. Como resultado entendeu-se a relevância  da discussão sobre o tema no contexo educacional, uma vez que a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) é de suma importância  para a interação das pessoas com deficiência com o mundo que as cercam, e a participação no âmbito social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Advanusia Santos Silva de Oliveira, Secretaria Municipal da Educação de Aracaju

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF), Psicopedagogia Clínica e Institucional (FSLF), Atendimento Educacional Especializado (AEE- FAVENI), Alfabetização e Letramento (FAVENI) e Libras (FAVENI). Graduada em Letras-Português /Espanhol pela Universidade Tiradentes (2009) e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Técnica em Turismo (CEFET/SE). Atualmente é professora concursada - Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Aracaju/SE e Professora substituta de Espanhol pela Secretaria Estadual em Educação. Tem experiência na área de Letras- Português /Espanhol; Turismo; Pedagogia e Psicopedagogia Clínica/ Institucional; Didática e Metodologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de espanhol; O lúdico; Aprendizagem colaborativa; Educação inclusiva; TDIC e Formação de educadores. Membro dos Grupos de Pesquisa GEPIED (UFS) e APOGEU (UFS).

Senhorita

Especialista em Educação Especial e Ensino Religioso pela FACESITA/MG. Graduada em Pedagogia pela UNIT/SE.; Pós-graduanda em Neuropsicologia pela FACESITA/MG.

Senhora

Doutoranda em Educação pela UNIT/SE, Mestre em Educação pela UFMT. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo Diadorim Estudos de Gênero.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3011-6931.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

de Oliveira, A. S. S., Alves Brasileiro , R., & Ribeiro Rodrigues , Ádria M. . (2024). A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16961

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade