VIA OBJETIVA A PARTIR DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA: O DIGITAL E A PRÁTICA DOCENTE

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo tecer reflexões, assim como conclamar potencialidades decorrentes do European Framework for the Digital Competence of Educators - DigCompEdu (2017). Tal documento, além de ser utilizado para a avaliação de competências digitais docentes, apresenta pespectivas de formação das quais foram promovidas concatenações aos pensamentos de Nóvoa (2002) e D’Ambrósio (2009), assim como, no que se refere à análise de currículo em contexto de aproximação as tecnologias digitais foi proposto diálogo junto a Almeida e Valente (2011) e a Lipovetsky e Serroy (2011). Constatou-se que o domínio das tecnologias digitais para o pleno acesso aos dados existentes no ciberespaço demanda um constante processo formativo por parte da classe docente, sendo a não adesão a elas, afastando-se assim dos anseios de uma majoritária classe discente adepta das vias digitais, prática propensa a retrocessos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Salamanca - Espanha (2019). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes na linha de Pesquisa Educação e Formação Docente. Foi Supervisora de Tutoria do Núcleo de Educação a Distância na Universidade Tiradentes em Sergipe; Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância - UNIT. Foi presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Tiradentes no período 2012 a 2014. Coordenadora do ENADE do Grupo Tiradentes (2014 a 2017). Foi Gerente de Programas Acadêmicos do Grupo Tiradentes (2018 a 2021). Atua como técnica na Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE/SEDUC). Faz parte do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Avaliação Educacional e Currículo atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas na Educação, Avaliação Educacional Currículo, Gestão Educacional e Formação Docente. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC).

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Araújo Moura, F. A., & Ferreira Nunes, A. K. . (2024). VIA OBJETIVA A PARTIR DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA: O DIGITAL E A PRÁTICA DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16914

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias