VIA OBJETIVA A PARTIR DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA: O DIGITAL E A PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Este artigo tem por objetivo tecer reflexões, assim como conclamar potencialidades decorrentes do European Framework for the Digital Competence of Educators - DigCompEdu (2017). Tal documento, além de ser utilizado para a avaliação de competências digitais docentes, apresenta pespectivas de formação das quais foram promovidas concatenações aos pensamentos de Nóvoa (2002) e D’Ambrósio (2009), assim como, no que se refere à análise de currículo em contexto de aproximação as tecnologias digitais foi proposto diálogo junto a Almeida e Valente (2011) e a Lipovetsky e Serroy (2011). Constatou-se que o domínio das tecnologias digitais para o pleno acesso aos dados existentes no ciberespaço demanda um constante processo formativo por parte da classe docente, sendo a não adesão a elas, afastando-se assim dos anseios de uma majoritária classe discente adepta das vias digitais, prática propensa a retrocessos.
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