PERCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS: EXPLORANDO OS FUNDAMENTOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Autores

Resumo

Compreendemos as bases epistemológicas que permeiam o campo científico como uma necessidade do pesquisador que visa construir uma percepção consolidada em princípios racionais e estruturantes que corrobora para o entendimento dos caminhos da pesquisa. Este artigo tem como objetivo geral, destacar o conhecimento, expondo uma abordagem crítica e reflexiva no processo educativo. Por meio da exploração de diferentes perspectivas filosóficas e teóricas, o estudo examina como as concepções de verdade, objetividade e validade influenciam a produção e divulgação de conhecimento científico na educação. Além disso, são discutidos aspectos como a relação entre sujeito e objeto do conhecimento, a influência do contexto sociocultural na elaboração do saber, e a necessidade de uma postura investigativa e questionadora por parte dos educadores. Utilizamos o método da pesquisa qualitativa de caráter analítico. Ao reconhecer a complexidade e a dinâmica do processo de construção do conhecimento, os pesquisadores podem promover discussões de aprendizagem mais estimulantes e significativas, além de serem incentivados a desenvolver habilidades de análise, reflexão e produção de conhecimento, essenciais para sua formação como cidadãos críticos e participativos. A análise de teorias constitutivas de métodos importantes ao longo do tempo, fundamentam a estrutura do pensamento crítico que visa elencar observações promovidas por autores que serviram e ainda servem de base para diversos estudos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Araújo, D. F. B. de, & Chagas, A. M. (2024). PERCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS: EXPLORANDO OS FUNDAMENTOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16950

Edição

Seção

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis