BNCC, EDUCAÇÃO INFANTIL E CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Maria José Feitosa dos Santos Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão da literatura elaborada com o objetivo de saber o que os estudos na área da educação têm revelado sobre a articulação dos campos de experiências definidos pela BNCC nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Foram utilizados os termos de busca “BNCC”, “Educação Infantil” e “Campos de Experiências” nas bases de dados Portal de periódicos CAPES e Catálogo de Teses & Dissertações CAPES, sendo selecionados seis artigos e duas dissertações pela conformidade do tema abordado ao objetivo dessa revisão. Foi observado que, coerente com a BNCC, deve haver uma mudança no foco curricular da perspectiva do docente para a perspectiva da criança. Contudo, há uma contradição entre a legislação e o fazer pedagógico. Conclui-se que a articulação dos campos de experiências às práticas pedagógicas não se restringe aos objetivos de conhecer e ler o documento, mas de interpretação e compreensão das propostas definidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

José Feitosa dos Santos, M. (2024). BNCC, EDUCAÇÃO INFANTIL E CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: : UMA REVISÃO DA LITERATURA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16926

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)