BNCC, EDUCAÇÃO INFANTIL E CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
O presente artigo trata-se de uma revisão da literatura elaborada com o objetivo de saber o que os estudos na área da educação têm revelado sobre a articulação dos campos de experiências definidos pela BNCC nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Foram utilizados os termos de busca “BNCC”, “Educação Infantil” e “Campos de Experiências” nas bases de dados Portal de periódicos CAPES e Catálogo de Teses & Dissertações CAPES, sendo selecionados seis artigos e duas dissertações pela conformidade do tema abordado ao objetivo dessa revisão. Foi observado que, coerente com a BNCC, deve haver uma mudança no foco curricular da perspectiva do docente para a perspectiva da criança. Contudo, há uma contradição entre a legislação e o fazer pedagógico. Conclui-se que a articulação dos campos de experiências às práticas pedagógicas não se restringe aos objetivos de conhecer e ler o documento, mas de interpretação e compreensão das propostas definidas.
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