A PERSPECTIVA HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DO ENSINO DO DIREITO PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA A PARTIR DA CIBERCULTURA

Autores

  • Alícia Macedo Santana Universidade Tiradentes
  • Cristiane de Magalhães Porto

Resumo

A formação do Ensino Universitário do curso de Direito sofreu diversas mudanças de acordo com as épocas político-sociais da história do Brasil. Em perspectiva, a análise histórica se perfaz como essencial para o entendimento base da funcionalidade do curso na atualidade, com a tecnologia. O objetivo central do trabalho é observar, de acordo com esse parâmetro, o cumprimento dos princípios e finalidades da Educação Nacional, que é regida pelo Ministério da Educação. O foco encontra-se no processo de democratização e humanização do ensino na Universidade Tiradentes e na Universidade Federal de Sergipe, no caráter do curso ser precursor de mudanças sociais e o alcance do disposto em vigência na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais portarias regulamentadoras. Assim, busca-se refletir sobre a qualidade de ensino para a formação de futuros profissionais da área do direito no Estado de Sergipe.

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Biografia do Autor

Cristiane de Magalhães Porto

Pesquisadora de Bolsa Produtividade Nível 2 do CNPq. Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia (2010). Mestre em Letras e Linguística na Universidade Federal da Bahia (1999). Pós-doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017) e pela Universidade Federal da Bahia (2023). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Orientadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/Unit/CNPq).

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Macedo Santana, A., & de Magalhães Porto, C. (2024). A PERSPECTIVA HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DO ENSINO DO DIREITO PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA A PARTIR DA CIBERCULTURA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16941

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias