DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EUDCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Robson Santos da Conceição Universidade Federal de Sergipe
  • Iderlânia Costa Souza

Resumo

RESUMO

Este artigo tem como objetivo de entender como o processo ensino e aprendizagem são desenvolvidos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, faz-se um apanhado histórico dessa modalidade de ensino no Brasil, com intuito de mostrar como foi fundamentado legalmente e financeiramente este tipo de educação ao longo dos anos no país. Ao considerar a evolução histórica do EJA para entender o processo de ensino e aprendizagem, compreendemos as dificuldades e desafios que essa modalidade de ensino passou até os dias atuais, uma vez que a compreensão dessas duas determinadas adversidades apresenta reciprocidade de solução, pois estes elementos estão inter-relacionados. Nesse sentido, na prática isso tem implicações significativas nas políticas de alfabetização, pois afeta tanto a avaliação retrospectivamente das causas do sucesso e fracasso das políticas educacionais, quanto também à prospectiva de atingir as metas de alfabetização estimadas.

 

PALAVRAS- CHAVES: Ensino. Aprendizagem. Educação. Política. Alfabetização.

ABSTRACT

This article aims to understand how the teaching and learning process are developed in Youth and Adult Education (EJA). For this, a historical overview of this type of education in Brazil is made, in order to show how this type of education was legally and financially founded over the years in the country. When considering the historical evolution of EJA to understand the teaching and learning process, we understand the difficulties and challenges that this modality of education has passed to the present day, since this understanding of these two determined adversities presents reciprocity of solution, because these elements interrelated. In this sense, this in practice has significant implications in literacy policies, as it affects both the retrospective assessment of the causes of the success and failure of educational policies, as well as the prospective to achieve the estimated literacy.

 

KEYWORDS: Teaching. Learning. Education. Politics; Litera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Santos da Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Letras Português/Espanhol pela Univrsidade Tiradentes (UNIT), Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Língua Espanhola pela Faculdade Pio Décimo, Pós-Graduado em Direito Infanto-Juvenil pela (UFS) e Cursando 5° período em Geografia pela (UFS), atualmente é Professor bolsista pelo Departamento de Administração da (UFS).

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Conceição, R. S. da, & Costa Souza, I. . (2024). DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EUDCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16922

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos