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Diretrizes para Autores

Comitê Científico

Profa. Dra. Andréa Karla Ferreira Nunes (Universidade Tiradentes)
Prof. Dr. Cristiano de Jesus Ferronato (Universidade Tiradentes)
Prof. Dr. José María Hernández Díaz (Faculdade de Educação - Universidade de Salamanca)
Prof. Dr. Guillermo Rodriguez (Universidad Argentina de la Empresa)
Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (Universidade Federal de Alagoas)
Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares (Universidade Tiradentes)
Profa. Dra. Sonia Regina Mendes dos Santos (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Elza Ferreira dos Santos (Instituto Federal de Tecnologia Sergipe)
Profa. Dra. Ana Paula Freitas da Silva (Universidade Federal de Pernambuco/CAA)
Profa. Dra. Verónica Meos Laos (Universidad Argentina de la Empresa)
Profa. Dra. Simone de Lucena Ferreira (Universidade Federal de Sergipe)
Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição (Universidade Federal de Sergipe)
Profa. Dra. Rita de Cássia Santana de Oliveira (Universidade Estadual da Bahia)
Profa. Dra. Racquel Valério Martins (Investigadora Instituto de Iberoamerica da USAL /Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca - ABS-USAL)
Profa. Dra. Eva Garcia Redondo. Faculdade de Educação (Faculdade de Educação - Universidade de Salamanca)

 

Diretrizes para submissão de artigo

1. Os artigos inscritos deverão vincular-se a um dos Grupos de Trabalho abaixo:

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos;

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis;

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas;

GT4 - Educação Rural/do Campo;

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias;

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade;

GT7 - Educação, Linguagens e Artes;

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas);

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional;

GT10 - Práticas Investigativas na Educação Superior;

GT11 - Educação e Psicologia;

GT12 - História da Educação. 

 

2. É obrigatório o pagamento da inscrição de participação do autor e de todos os coautores no evento. E o autor deverá realizar também o pagamento da Taxa Extra de Submissão e Apresentação de Trabalho (os coautores não precisam pagar esta taxa). Os comprovantes de inscrição (de todos os autores e coautores) e da Taxa Extra de Submissão e Apresentação de Trabalho devem ser anexada durante o processo de submissão, senão a referida submissão será rejeitada. 

3. Quanto ao número de autores, deve-se respeitar o limite de 3 (um autor e dois coautores). Não serão aceites trabalhos que não respeitem essa norma.

4. Os trabalhos deverão ser enviados conforme as normas abaixo:

4.1. a organização do trabalho deverá ter formato de ARTIGO digitado em fonte Times New Roman, em tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5 cm e alinhamento justificado (com exceção do título que deve ser centralizado e em letras maiúsculas); com margens esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm; mínimo de 10 e máximo de 15 laudas, incluindo as referências. Conforme Modelo do Artigo;

4.2. as indicações da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) deverão ser seguidas;

4.3. as citações a partir de 4 linhas deverão apresentar: espaço simples, recuo à esquerda de 4 cm e tamanho da fonte 11;

4.4. a lauda 1 do trabalho deverá conter os seguintes elementos:

a) título e subtítulo do trabalho em letras maiúsculas, centralizado e em negrito;

b) nome completo do autor e coautores alinhados à direita, um nome por linha. Os nomes devem ser completos e as letras iniciais em maiúsculas. Ao final de cada linha colocar um índice para nota de rodapé na forma de numeração arábica, indicando um minicurrículo dos autores e coautores, com titulação, entidade em que trabalha, grupo de pesquisa CNPq, ORCID e e-mail;

c) identificação do GT a que pertence o trabalho abaixo do(s) autor(es) alinhado à esquerda;

d) dois RESUMOS em até 10 linhas (sendo um em português e outro em língua moderna estrangeira: inglês ou francês ou espanhol) contendo objetivos, metodologia, síntese das conclusões, acompanhado de três a cinco palavras-chave. Os resumos devem ser digitados em espaço simples, fonte Times New Roman tamanho 11.

4.5. O arquivo do artigo deve ser enviado em formato WORD (.doc ou .docx).

4.6. Após anexar o arquivo do artigo devidamente identificado, faz-se necessário encaminhar também o comprovante de pagamento da inscrição no evento (efetuada pelo Magister/Unit).

5. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores.

6. As notas de rodapé deverão ser colocadas ao final das respectivas laudas em que foram citadas e seguindo as normas da ABNT.

7. Todos os trabalhos aprovados serão publicados neste Portal de Eventos (ISSN: 2179-0663).

8. Os trabalhos serão avaliados por pares da área da indicação do GT. A decisão dessa etapa será informada aos autores via sistema de submissão e/ou e-mail.

9. Os certificados serão liberados via sistema Magister em formato digital.

10. O trabalho só poderá ser enviado uma única vez. Não serão aceites pedidos de novo envio, troca de texto, modificação de autores. Gentileza verificar todas essas informações antes de efetuar a submissão do artigo. 

 

Critérios para Aprovação dos Trabalhos

1. Relevância do objeto de estudo para a área do GT.

2. Clareza quanto à proposição dos objetivos.

3. Fundamentação teórica em conformidade com a temática escolhida.

4. Coerência teórico-metodológica.

5. Apresentação de resultados parciais ou conclusivos (de pesquisa em andamento/concluída) ou pertinência das conclusões do estudo teórico (bibliográfico ou documental).

6. Clareza na comunicação escrita (coerência e coesão textual; correção ortográfica e gramatical; adequação às normas).

 

Organização das Apresentações

1. Os trabalhos serão apresentados por meio de comunicação oral.

2. A comunicação oral poderá ser realizada pelo autor ou pelos coautores.

3. Cada comunicação terá duração de, no máximo, 10 minutos. Ao final de cada bloco de exposição haverá um tempo para debate.

 

ATENÇÃO: Os artigos só serão encaminhados para a avaliação dos pareceristas se atenderem às normas estabelecidas para a submissão.

 

Antes de submeter leia o Tutorial de Submissão

 

Modelo do Artigo para submeter

 

Prazo de submissão dos artigos até  30 de setembro de 2021.

 

Exemplo dos pagamentos necessários para submeter:

Autor - Inscrição no Evento R$ 30,00 + Taxe Extra de Submissão R$ 20,00 = R$ 50,00

Coautores -   Inscrição no Evento R$ 30,00 (para cada coautor)

Enviar os comprovantes durante a submissão.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. É obrigatório o pagamento da Taxa Adicional de Submissão e Apresentação de Trabalho do autor principal, no valor de R$ 20,00, os demais coautores não precisam pagar a taxa de submissão e apresentação de trabalho. (data limite máximo 30/09)
  2. Todos os autores e coautores devem estar inscritos no 12º ENFOPE E 14º FOPIE; pagando o valor de R$ 30,00 (data limite máximo 30/09)
  3. Quanto ao número de autores, deve-se respeitar o limite de 3 (um autor e dois coautores). Não serão aceites trabalhos que não respeitem essa norma.
  4. Teremos dois tipos de certificação: (i) os participantes apenas no evento (40h). (ii) os participantes no evento e com apresentação de trabalho.
  5. Os autores e coautores podem participar de, no máximo, dois trabalhos, incluindo a participação como autor e/ou coautor, desde na nova submissão seja paga nova taxa de apresentação de trabalho.
  6. Artigos em coautoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal, que indicará o nome dos coautores no próprio sistema. Todos os campos que aparecem no processo de submissão deverão ser devidamente preenchidos. 

  7. O arquivo da submissão está em formato WORD (.doc ou .docx) e dentro dos padrões. E as citações e as referências seguem as indicações da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

  8. O texto está em fonte Times New Roman, em tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5 cm e alinhamento justificado (com exceção do título que deve ser centralizado e em letras maiúsculas); com margens esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm; mínimo de 10 e máximo de 15 laudas, incluindo as referências. E está conforme o modelo: Orientacoes_Formatacao_Artigo_12_ENFOPE_14_FOPIE.docx
  9. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. E o autor, e coautores são responsáveis por essa revisão textual, assumindo as responsabilidades pela escrita.
  10. Envio como documento complementar do comprovante de pagamento inscrição no evento e da taxa de Submissão e Apresentação do trabalho (efetuada pelo Magister/Unit).
 

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