COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES DO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE HISTÓRICOCONTEMPORÂNEA DO ÚLTIMO PARADIGMA
Resumo
O texto aborda a importância de desenvolver competências tecnológicas entre os professores, tanto do ponto de vista de sua formação, visando analisar o contexto histórico das tecnologias na perspectiva de prepará-los para os desafios educacionais do século XXI, quanto as concepções históricas da transposição didática, à luz de autores renomados a exemplo de: Pinto (2005); Castells (2003) Levy (2005; 2007); Harari (2019); Drucker (1998); De Masi (2006) Lindo (2010). Este é um artigo de revisão bibliográfica visando avaliar as ideias dos autores, acerca das tecnologias da informação e da comunicação e sua aplicação na educação formal e não formal, por meio de uma composição histórica, apresentando as principais ideias de autores renomados, conforme o arcabouço temporal em que as tecnologias se desenvolveram e tomaram forma, no contexto educacional, bem como analisar o papel da formação do professor, à luz de tais ideias, no século XXI.
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