BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA TRABALHAR OS SABERES DA INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO – SE (2018-2023)

Autores

  • Ligia Bitencourt oliveira UNIT
  • Ana Débora Lima de França
  • Andréa Karla Ferreira Nunes

Resumo

RESUMO

O presente artigo faz parte de uma tese em desenvolvimento vinculada à linha de pesquisa Educação e Formação Docente. Tem como objetivo avaliar a compreensão dos Saberes da Infância diante da percepção docente, a partir das ações formativas ofertadas pela Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro/SE para a concretização da BNCC. Partiu-se da seguinte questão problema: como os docentes participantes identificam a alteração dos Saberes da Infância na escola a partir da concretização da BNCC? O estudo parte de uma abordagem qualitativa, de natureza predominantemente exploratória, com elementos descritivos, baseado em fontes bibliográficas e documentais. Os dados serão coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados por meio da triangulação envolvendo a combinação de referências teóricas, análise documental e respostas das entrevistas. Almeja-se como resultado proporcionar aos docentes da Educação Infantil refletir sobre a realidade local e se a BNCC está sendo implementada de fato ou se permanece apenas como um documento formal.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Formação Docente. Educação Infantil. Políticas Públicas.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

oliveira, L. B., Ana Débora Lima de França, & Nunes, A. K. F. . (2024). BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA TRABALHAR OS SABERES DA INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO – SE (2018-2023). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16927

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)