Os CAMINHOS EDUCACIONAIS DE LÍGIA PINA

ARTE, TEATRO E POESIA DA EDUCADORA SERGIPANA

Autores

  • Bianca Sthephanny Martins Gomes
  • Dirce Rodrigues da Costa Nascimento Universidade Tiradentes

Resumo

Este artigo tem como função apresentar a educadora sergipana Maria Lígia Madureira Pina (1925-2014), objetivando classificá-la como professora intelectual. Utilizaremos da metodologia bibliográfica tendo como fontes fotos e poemas da professora, compreendendo o momento histórico em que ela viveu. Além disso, analisaremos as imagens escolhidas com base no image watching (Amorim; Kress, 2020), que consiste em sete etapas. A profa. Lígia também foi responsável pela criação de peças de teatro que contextualizavam o conteúdo que era ensinado aos seus alunos, para isso, utilizaremos Freire (2015) buscando entender como as peças auxiliam no processo de autonomia do educador e educando. Finalizamos a escrita do artigo, classificando a professora Lígia como professora intelectual com base em Giroux (1997).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Sthephanny Martins Gomes, B., & Rodrigues da Costa Nascimento, D. . (2024). Os CAMINHOS EDUCACIONAIS DE LÍGIA PINA: ARTE, TEATRO E POESIA DA EDUCADORA SERGIPANA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16965

Edição

Seção

GT12 - História da Educação