CORPO ENSINANTE

BREVES NOTAS SOBRE A PRODUÇÃO DA DOCÊNCIA IDEALIZADA

Autores

  • JULIANA FARIAS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • DÉBORA DOS REIS SILVA BACKES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • DANIEL GARCIA DOREA DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

Problematizar, a partir do gênero, os discursos que circulam acerca da formação da profissão de professora é o que se objetiva no presente artigo. Para tanto utilizamos um levantamento bibliográfico, com autoras e autores que se debruçam sobre o tema em questão, destacando Guacira Lopes Louro (2020), que trata de gênero e educação. As inquietações que perpassam a formação da docência feminina nos faz pensar sobre  como esta foi sendo vinculada à ideia do cuidado, este, inculcado por meio de discursos, como intrinsecamente ligado à mulher. Revirando os estudos a tal respeito, percebemos como várias instituições (igreja, escola, estado, medicina) foram se encarregando de disseminá-los em sociedades anteriores e desembocando até nossos dias. 

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

FARIAS SANTOS, J., DOS REIS SILVA BACKES, D. ., & GARCIA DOREA DOS SANTOS, D. (2024). CORPO ENSINANTE: BREVES NOTAS SOBRE A PRODUÇÃO DA DOCÊNCIA IDEALIZADA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16958

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade