TRAJETÓRIA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE
ASPECTOS HISTÓRICOS DE CONSTRUÇÃO, LEGITIMAÇÃO E PROCESSOS FORMATIVOS DA E PARA A DOCÊNCIA
Resumo
Este estudo aborda a trajetória de um curso de formação docente no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no contexto do debate sobre a formação inicial de professores. Objetivou-se investigar o percurso de um curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, como espaço de construção e legitimação de processos formativos da e para a docência, aludindo às suas características, peculiaridades e relações com a formação de professores para o ensino de Matemática. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva e de abordagem qualitativa percorreu como caminho metodológico o levantamento bibliográfico e documental sobre aspectos da Licenciatura em Matemática no contexto educacional brasileiro. Realizou-se uma investigação sobre a história do curso, na perspectiva de estudar aspectos sobre a criação, os fundamentos e os pressupostos para formação inicial de professores. Como resultados, observou-se que o curso consiste em um espaço de formação inicial de professores que tem contribuído de modo relevante para a melhoria do ensino de Matemática nas escolas de educação básica da região. Observou-se ainda que a sua trajetória enfrenta desafios como a evasão e a baixa taxa de conclusão de curso, o que requer melhor compreensão dos fatores implicados para futuras ações de intervenção.
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