PALAVRAS/SENTIMENTOS EXPRESSAS EM UMA ESCADA: SENTIDOS E INTENCIONALIDADES PEDAGÓGICAS

Autores

Resumo

O objetivo do estudo é compreender pelo viés do pensamento a percepção da imagem fotográfica registrada em uma escola de Sergipe-SE, uma escada colorida com palavras/sentimentos expressos nos degraus. Reconhecemos que toda ação na escola emerge de uma intencionalidade pedagógica e o fato da escada remete ao interesse de desenvolver, nestes alunos, habilidades socioemocionais no meio escolar, já que a violência, em suas várias formas, ainda é bem presente nas instituições de ensino. A pesquisa é qualitativa e bibliográfica com o intuito de compreender as temáticas que emergiram a partir da análise de uma imagem fotográfica com base no quadro “Sistematizando a percepção da imagem/texto pelo viés do pensamento crítico” (AMORIM; KRESS, 2020). Conclui-se que a intencionalidade de colorir a escada da escola com palavras/sentimentos foi uma produção realizada com o intuito de incentivar a reflexão dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celina Daniela Diogo Lira, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes - Aracaju/SE; Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Teresina -PI. Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade Gpdacc.

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com pós-doutorado pela University of Massachusetts (UMass/Boston). É docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPED/Unit-SE), pesquisadora do ITP/SE, integra o Observatório da Educação Tiradentes (OBET) e o Portuguese Language Partnership for Education (PLPE/EUA).

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Marques de Freitas, C., Daniela Diogo Lira, C., & Silveira Amorim, S. (2024). PALAVRAS/SENTIMENTOS EXPRESSAS EM UMA ESCADA: SENTIDOS E INTENCIONALIDADES PEDAGÓGICAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16988

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes