PRÁTICAS EDUCATIVAS RELEVANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • CRISTIANE FEITOZADANTAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • MARIZETE LUCINI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

A Lei nº 10.639 de 2003 completou vinte anos de existência, mas sua implementação ainda não se constituiu como ação efetiva em muitas escolas e universidades brasileiras, o que nos mobiliza para discutir algumas práticas educativas aplicadas em escolas com o propósito de formar cidadãos e cidadãs para a vivência da diversidade étnica, para a desconstrução do racismo e do preconceito. As reflexões aqui desenvolvidas estão ancoradas na abordagem da pesquisa qualitativa em educação, do tipo bibliográfica. Os resultados da discussão empreendida apontam para a necessidade do reconhecimento e aplicação da supramencionada Lei, dentro e fora da escola, bem como para mudança das narrativas eurocêntricas com a utilização de métodos decoloniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIZETE LUCINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas; professora na Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação; Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História; Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Interculturalidade/UFS/CNPq.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

FEITOZADANTAS, C., & LUCINI, M. (2024). PRÁTICAS EDUCATIVAS RELEVANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16869

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade