A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO PODE INFLUENCIAR NO APRENDIZADO? REFLEXÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA, SOBRE A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, NA FORMAÇÃO DOCENTE.

Autores

  • Adeline Araújo Carneiro Farias Instituto Federal de Roraima
  • Daniele Almeida Instituto Federal de Sergipe/UNIT
  • Rhuan Gabriel Instituto Federal de Sergipe

Resumo

Esse trabalho apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa aprovado pela seleção do Programa PIBIC/CNPq, bem como pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Sergipe. O objetivo geral do projeto de pesquisa foi conhecer as percepções e conhecimentos teórico-metodológicos dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, sobre a relevância da educação socioemocional e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Para a coleta dos dados, utilizamos a técnica de Grupos Focais e entrevistas de profundidade junto aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, distribuídos por sexo, raça e período do curso. Para a análise dos dados coletados, adotamos a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Neste trabalho, apresentamos uma discussão sobre as percepções dos acadêmicos no que tange a influência da relação professor-aluno conduzida pelo professor de Matemática, para favorecer o aprendizado dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adeline Araújo Carneiro Farias, Instituto Federal de Roraima

Doutora em Ciências Sociais pela UNISINOS, Mestre em Ciências pela UFRRJ, Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Roraima - CEFET/RR (2008), Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto Cuiabano de Educação (2003), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1996) com habilitação em Pesquisa. Professora do Instituto Federal de Roraima-IFRR lotada no Campus Boa Vista, atuando nas modalidade de Educação presencial, EJA e EaD. Com experiências nos níveis de ensino Formação Inicial e Continuada-FIC, Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Graduação e Pós-graduação. Responsável por componentes curriculares nas áreas das Ciências Humanas, tais como, Sociologia, Ética, Cidadania e Responsabilidade Social, Direitos Humanos, Educação e Diversidade, Fundamentos sócio-filosóficos da Educação Brasileira, Sociologia da Educação, Políticas de Educação Brasileira, Bases metodológicas e legais do PROEJA, Didática aplicada ao PROEJA, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, Projeto Político Pedagógico: construção e gestão, Orientação de TCC, Metodologia de Trabalho Científico. Experiência na gestão e educação de políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica. Orientadora de Projetos de Pesquisa, de conclusão de cursos (TCC) e de Extensão.

Daniele Almeida, Instituto Federal de Sergipe/UNIT

Graduada em Letras Inglês, especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Letras pela UFS, atualmente é professora da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais do Instituto Federal de Sergipe e doutoranda em Educação na UNIT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Rhuan Gabriel, Instituto Federal de Sergipe

Discente no Curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Sergipe-IFS, campus Aracaju (2020). Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), IFS - Campus Aracaju, no Projeto de Pesquisa intitulado "EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: Percepções de acadêmicos da Licenciatura e de estudantes do ensino médio, sobre o impacto da relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem" (2022). Atuante como estagiário de reforço escolar no Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz (2022). Professor de Matemática do projeto social Revolucionários do Enem (2020). Representante Discente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), IFS - Campus Aracaju (2020). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), IFS - Campus Aracaju (2020 - 2022). Concluiu o ensino médio na instituição Instituto Dom Fernando Gomes (2019).

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Farias, A. A. C., Barbosa de Souza Almeida, D., & Vasconcelos Santos, R. G. (2024). A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO PODE INFLUENCIAR NO APRENDIZADO? REFLEXÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA, SOBRE A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, NA FORMAÇÃO DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16962

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)