A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O CURRÍCULO DE SERGIPE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Resumo
Este artigo objetiva evidenciar possíveis relações entre as temáticas das relações étnico-raciais presentes no currículo de Sergipe de 2018 e pesquisas que apresentam práticas pedagógicas antirracistas. Para tanto, utilizamos como referência, uma pesquisa monográfica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, que realizou a análise curricular do documento sergipano para os anos iniciais, e cinco trabalhos que propõem abordagens antirracistas para a Educação das Relações Étnico-raciais (ERER), coletados em Bases de Dados. A pesquisa se ancora nos pressupostos da abordagem qualitativa, com procedimentos de análise documental. Os resultados nos permitem inferir que há a abertura de caminhos para a implementação de propostas de intervenção antirracistas a partir dos tópicos propostos pelo documento sergipano. Outrossim, destacamos que a ausência de projetos de formação continuada, a postura reclusa das instituições e a negação da discriminação étnico-racial dificultam sua implementação.
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