O USO DO SMARTPHONE EM SALA DE AULA

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Autores

Resumo

Este trabalho surgiu a partir do anseio das autoras em discutir sobre a utilização do celular com fins pedagógicos em sala de aula, tema que vem sendo debatido em vários países na atualidade. Para tanto, este estudo pautou-se na pesquisa bibliométrica, feita na Plataforma Capes, compreendendo o período de 2018 a 2021. A análise de artigos e reportagens publicadas em mídias digitais e estudo bibliográfico também serviu como alicerce na produção deste artigo. Considerando que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) fazem parte da realidade atual, pode-se dizer que o uso do celular está inserido no cotidiano das pessoas e foi utilizado com fins pedagógicos na pandemia do coronavírus. Assim, a pesquisa desenvolvida infere que o uso do celular, mediado por um processo de planejamento pedagógico consciente e bem articulado, pode dinamizar os processos de ensino e de aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, porém existem desafios a serem superados rumo ao alcance de tal meta.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Santos Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT); Mestre, licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Patos (PB); Professora de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). 

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Pós-Doutora em educação (2018) pela University of Boston – Massachusetts e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012), Professora PPG I da Universidade Tiradentes (UNIT), no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES). Integrante do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS/NECUFS. 

Paula Vanessa Franco Macedo, Rede Estadual de Ensino da Bahia (Colégio da Política Militar - Unidade Dendezeiros)

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia/BA, Professora do Colégio da Polícia Militar, Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Práticas em Psicologia Congnitiva e Comportamento Informacional Humano (LAPCIHIU).

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Santos Albuquerque, I. ., Silveira Amorim, S., & Franco Macedo, P. V. . (2024). O USO DO SMARTPHONE EM SALA DE AULA: VANTAGENS E DESVANTAGENS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16929

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias