Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Home
Acerca de
Sobre la revista
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Actual
Archivos
Envíos
Tutorial de Submissão
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Núm. 12 (2025): Anais Simeduc
Núm. 12 (2025): Anais Simeduc
Publicado:
2025-11-01
GT 01 - Políticas Públicas em Educação e Comunicação para a Diversidade de Gênero e Étnico-racial
A INCLUSÃO DIGITAL COMO DIREITO FUNDAMENTAL NÃO EXPRESSO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL EM TERRITÓRIOS TRADICIONAIS QUILOMBOLAS
Valéria Pinto Freire, Hanameel Vieira Dias, Ayodele Freire de Souza
PDF (Português (Brasil))
GT 02 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias
SEMIÓTICA DAS CORES NO LÍVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Marisete Augusta DA Cruz, Ronaldo Nunes Linhares, Luiz Rafael dos Santos Andrade, Rebeca Monteiro de Castro
PDF (Português (Brasil))
NARRATIVAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS FRENTE À BNCC
MARILIA SILVA DIAS, Diego Vieira Leite
PDF (Português (Brasil))
DEBATES SOBRE EDUCOMUNICAÇÃO:
INDÍCIOS DE FORMALIZAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA
Rodrigo Galdino Ferreira
PDF (Português (Brasil))
A A liberdade do Pensar em questão: Educação, Psicopolítica e o Imperativo de Viver na contemporaneidade
Bryce Gomes Farias Poderoso, Alana Danielly Vasconcelos
PDF (Português (Brasil))
EM BUSCA DE UM JORNALISMO DA ESPERANÇA
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO PENSAMENTO FREIREANO
Boanerges Lopes
PDF (Português (Brasil))
LETRAMENTO DIGITAL E CURADORIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POR UMA PEDAGOGIA DA AUTORIA E DA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA
JOSALINE CHAVES
PDF (Português (Brasil))
A PESQUISA COMO PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
experiência de professores em Maruim/SE
Marta Meline Sobrinho, Maria Amelia Silva Santos
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO, CULTURA E LIBERTAÇÃO
CONCEPÇÕES FREIRIANAS E O CONCEITO DE ETNOMATEMÁTICA DE UBIRATAN D’AMBRÓSIO
Cláudio Félix da Silva, Ronaldo Nunes Linhares
PDF (Português (Brasil))
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DO DESIGN THINKING PARA DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BAIANA
Albano Goes Souza
PDF (Português (Brasil))
DISCURSOS EM IMAGEM
PRODUÇÃO DE SENTIDO PEDAGÓGICO NO CARTUM SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO
José Pereira de Assis Filho
PDF (Português (Brasil))
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTE DIGITAL: TECNOLOGIA COMO PONTES DE ACESSO
Mirelli Macedo de Andrade, ESTER Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E SENSIBILIDADE PEDAGÓGICA:
ENTRELAÇAMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Rozevania Valadares de Meneses César, Sandra Virginia Correia de Andrade Santos, Marilene Batista da Cruz Nascimento, Márcia Alves de Carvalho Machado
PDF (Português (Brasil))
A EDUCAÇÃO DA IDADE MODERNA À MODERNIDADE DIGITAL
uma breve reflexão
Acleciano Ancelmo da Silva, Guilherme Biriba, Henrique Nou Schneider
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES ‘INÚTEIS’ PARA A EDUCAÇÃO
Ana Paula Oliveira Pereira
PDF (Português (Brasil))
GT 03 - Educação, Comunicação em EaD
PIAGET NA SALA DE AULA
CONTRIBUTOS TEÓRICOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
Adriano Rosa da Silva
PDF (Português (Brasil))
GT 04 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento
DO IMPRESSO ÀS MÍDIAS DIGITAIS: A TRAJETÓRIA DE POLLYANNA E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES
Rosangela de Aragão Maia, Maria Neide Sobral
PDF (Português (Brasil))
Inteligência Artificial Generativa e Multiletramentos: experiências de formação docente em Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental
ANA MÁRCIA SANTOS HONORATO DA SILVA
PDF (Português (Brasil))
Uma UMA LINHA DO TEMPO: DA LEITURA A LITERACIA DIGITAL NA ESCOLA
Claudia Nascimento dos Ramos, Maria Neide Sobral , Ronaldo Nunes Linhares
PDF (Português (Brasil))
O GÊNERO DEBATE REGRADO NO LIVRO DIDÁTICO
DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO ENSINO DA ORALIDADE
José Pereira de Assis Filho
PDF (Português (Brasil))
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E ENERGIA LIMPA
CAMINHOS PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Josean Santos Nascimento, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
PDF (Português (Brasil))
APRENDIZAGEM ATIVA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA CIBERCULTURA
Diego Santana Silveira, Alexandre Meneses Chagas
PDF (Português (Brasil))
GT 05 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania
RURAL-URBANO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS: UM OLHAR SOBRE A ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Leonardo da Silva Santos, Patrícia Barros Pinheiro, Vinicius Silva Santos , Fredson Pereira da Silva
PDF (Português (Brasil))
INFORMAÇÃO E CIDADANIA EM REDE:
REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A COMUNICAÇÃO DE TERREIRO NAS REDES SOCIAIS
Caio Mário Alcântara, Ronaldo Nunes Linhares, Valéria Pinto Freire
PDF (Português (Brasil))
SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A AUTOEXPLORAÇÃO NEOLIBERAL E A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DOCENTE
Vitória Alves Silva, Simone Silveira Amorim
PDF (Português (Brasil))
Entre Likes e Violências
os/as Adolescentes nas Redes e a (Des) Construção das Identidades em Contextos Misóginos
Kedma Dourado, Vinicius Silva Santos
PDF (Português (Brasil))
GT 06 - Educação e Comunicação, cotidianos e práticas de resistências comuns em Paulo Freire
EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA COMO CONTRANARRATIVA AO "LATIFÚNDIO DO SABER"
Késsia Poliana Santos Soares
PDF (Português (Brasil))
TRADIÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO NÚCLEO VI – ITAPICURU/BA (2022-2023)
Juceleide Borges Correia, Maria Neide Sobral
PDF (Português (Brasil))
CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Vanessa Castelo Branco de Melo, Jannice Moraes de Oliveira Cavalcante, James Lima de Araújo
PDF (Português (Brasil))
OS IMPACTOS DAS DEMANDAS ADMINISTRATIVAS NA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
REPERCUSSÕES NA MEDIAÇÃO DOCENTE E NO ACOMPANHAMENTO DO ENSINO- APRENDIZAGEM
Aline Cristina Santos de Lima, ANDREA KARLA FERREIRA NUNES
PDF (Português (Brasil))
RELAÇÕES ‘AFETOEDUCATIVAS’ EM AMBIÊNCIAS ONLINE PERIFÉRICAS: A MARÉ (RJ) EM TEMPOS DE PANDEMIA
Ana Clara Frey de S. Thiago
PDF (Português (Brasil))
GT 07 - Educação, Comunicação, Práticas Pedagógicas Inclusivas e desafios da acessibilidade
A aprendizagem da língua brasileira de sinais e da cultura surda para crianças ouvintes:
promovendo um ambiente inclusivo na sala de aula regular comum através de um estudo de caso
Alane Gonçalves Gomes, Ivandro Pinto de Menezes
PDF (Português (Brasil))
Interações entre Educação e Cultura: Perspectivas para a Inclusão
VIVIANE BEZERRA DE LIMA, Jacques Fernandes Santos, Ricardo Marques Nogueira Filho
PDF (Português (Brasil))
A CONTRIBUIÇÃO E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA A ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
O FUTURO É AGORA
Solange Cristina da Silva, Rose Cler Estivalete Beche
PDF (Português (Brasil))
El La robótica con el enfoque educativo STEM en el Mejoramiento del aprendizaje en los estudiantes del Laboratorio de Investigación e Innovaciones Pedagógicas El Amauta – UNDAC
Juan Antonio Mayhua
PDF (Português (Brasil))
GT 08 - Metodologias da Pesquisa em Educação e Comunicação
Formação Continuada Para Professores Alfabetizadores
LUIZ CÉSAR DA SILVA
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES ACERCA DA METODOLOGIA QUALITATIVA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Adriano Rosa da Silva
PDF (Português (Brasil))
UM PROTOCOLO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE PESQUISAS PAUTADAS NA METODOLOGIA “DESIGN SCIENCE RESEARCH” EM EDUCAÇÃO
Nadielli Maria dos Santos Galvão, Henrique Nou Schneider
PDF (Português (Brasil))
DESIGN SCIENCE RESEARCH APLICADA A UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jamille Silva Madureira, Henrique Nou Schneider
PDF (Português (Brasil))
A ÉTICA DO CUIDADO NA PESQUISA
Rose Clér Estivalete Beche, Solange Cristina da Silva
PDF (Português (Brasil))
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SCRATCH COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO
um estudo bibliométrico (2020-2024)
GUILHERME BIRIBA, Henrique Schneider, Marcelino Oliveira
PDF (Português (Brasil))
GT 09 - Educomunicação e Práticas Sociais e Tecnológicas
Kahoot e gamificação: inovação pedagógica no ensino com tecnologias digitais
ROSA GABRIELY MONTEIRO FONTES, RONALDO NUNES LINHARES, PAULA MARTINS RAMOS, ÍCARO FRANCA BASTOS
PDF (Português (Brasil))
ENTRE O FEED E A LOUSA: UMA ANÁLISE DAS SUBJETIVIDADES DOCENTES NA ERA DA CIBERCULTURA
Nathaly Maria dos Santos, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
PDF (Português (Brasil))
COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DIGITAIS
O QUE DIZEM OS DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR?
Nadielli Maria dos Santos Galvão, Henrique Nou Schneider
PDF (Português (Brasil))
GT 11 - Políticas Públicas em Educação e Comunicação
PRÁTICAS INFOINCLUSIVAS E MEDIAÇÃO: REFLETINDO ÀS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO COM AS TDIC’s NAS APRENDIZAGENS ESCOLARES
Danilo Alves de Araujo, Roberto Costa Nunes Junior, Vanessa Estevam Alves Martins, Jacques Fernandes Santos, Vinicius Silva Santos
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO BRASILEIRA E FORMAÇÃO DOCENTE:
A DISTÂNCIA ENTRE A META 15 DO PNE (2014-2024) E O CENSO ESCOLAR 2024
Yone Oliveira dos Santos, Simone Silveira Amorim
PDF (Português (Brasil))
NOVO ENSINO MÉDIO E CURRÍCULO FLEXÍVEL: ANÁLISE DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS
Brenno Ralf Maciel Oliveira, Gabriela da Silva Machado
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ACRE: PERCURSOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS DIRETRIZES OFICIAIS
Jannice Moraes de Oliveira Cavalcante, Vanessa Castelo Branco de Melo
PDF (Português (Brasil))
QUALIDADE EDUCACIONAL E COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM SERGIPE: UMA LEITURA A PARTIR DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Alessandra Alves Conceição, Ronaldo Nunes Linhares, Luiz Rafael dos Santos Andrade
PDF (Português (Brasil))
BNCC NA PRÁTICA ESCOLAR: mudanças nas competências e habilidades no componente curricular de Geografia entre 2017-2025
Marbene Costa dos Santos Nogueira
PDF (Português (Brasil))
A ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES E A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA SOCIEDADE AGRÁRIA
Daniele Almeida, Adeline Araújo Carneiro, Simone Silveira Amorim
PDF (Português (Brasil))
GT12 - Inteligência Artificial, ética e aprendizagem
ENTRE ALGORITMOS E AUTONOMIA
A Inteligência Artificial Generativa e a Formação Crítica na Educação Contemporânea
MARTA MELO DE ARAUJO, REJANE CANARIO PEREIRA, ALISSON AZEVEDO GOIS
PDF (Português (Brasil))
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COMO DISPOSITIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL CRÍTICA
FLAVIO LEITE COSTA, Alexandre Meneses Chagas
PDF (Português (Brasil))
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INTELIGÊNCIA HUMANA
POR UMA COEXISTÊNCIA HUMANIZADA
Thales Loures, Eliana Romão, Alexandre Sayad
PDF (Português (Brasil))
DILEMAS E CRITÉRIOS PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Aroldo Cesar Paiva Veiga, Luiz Rafael dos Santos Andrade dos Santos Andrade
PDF (Português (Brasil))
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O FUTURO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E IMPLICAÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Raiza Caroline Aragão Carvalho, Alexandre Meneses Chagas, Luiza Gabriela Feitosa Mendonça, José Daniel Vieira Santos
PDF (Português (Brasil))
Do Corpo ao Chatbot
O uso da Inteligência Artificial Generativa na Educação a partir do conceito de descorporificação
Eliana Vitória Guimarães Nabuco Lins, Ana Luisa Alves Abud, Luiz Rafael dos Santos Andrade
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Desarrollado por
Open Journal Systems