REFLEXÕES SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA

SUBMISSÃO E DISCIPLINA OU AUTONOMIA E CRIATIVIDADE?

Authors

  • Alane Gonçalves Gomes UNEB
  • Ester Roseno Florentino Almeida Universidade do Estado da Bahia
  • Carolaine de Jesus da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Marluce Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-5935-5901

Abstract

Esse trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, sobre as funções sociais da escola, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DEDCVIII, no Campus Paulo Afonso. Tem como objetivo, apresentar diferentes perspectivas do tema complexo e multifacetado, uma vez que as reflexões podem partir desde a transmissão de conhecimento até a formação de cidadãos. Para este fim, metodologicamente, foi realizado um breve e não exaustivo estudo bibliográfico com abordagem qualitativa com artigos que tratavam sobre função social da escola. Os resultados, dessa pesquisa, apontam que discutir sobre a (s) função (ões) social (is) da escola, é compreender o esforço conjunto que toda a comunidade escolar precisa fazer para garantir que a escola seja um espaço de ensino, de aprendizado, de crescimento, mas também de formação de cidadãos críticos e reflexivos capazes de trabalhar para transformação social de seu entorno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ester Roseno Florentino Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Professora, Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Pós-graduada em Metodologia de Ensino da Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), em Educação Financeira e o Ensino da Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Atua como professora de matemática na educação básica e com aulas particulares. Participou do Programa de Iniciação à Docência na edição de 2020/2022 e 2022/2023. Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA 2025 a 2027.

Carolaine de Jesus da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2021). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, produção, constituição da área, critérios de qualidade e educação matemática. Possui especialização em Metodologia da Matemática e Física pela Faculdade da Região Serrana-FARESE(2023) e especialidade na EJA. Mestranda no curso de pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Pós doutora em Educação Matemática (PUC/SP), Pós doutora em Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN/UFC), Especialista em Educação Matemática (UCSAL), Licenciatura em Matemática (UNEB), Bacharel em Ciências Contábeis (Fundação Visconde de Cairu). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus I, Colegiado de Pedagogia. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Contemporaneidade - EduMatCon/UNEB: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6831267857909281. Experiência em: Didática Profissional, Didática da Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática. Coordenação do Centro de Pesquisa e Extensão em Educação Matemática na Contemporaneidade - CEPEMAC - UNEB. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA e Programa de Pós Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC da UNEB 

Published

2025-11-21

How to Cite

Gonçalves Gomes, A., Roseno Florentino Almeida, E., de Jesus da Silva, C., & Alves dos Santos, M. (2025). REFLEXÕES SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA: SUBMISSÃO E DISCIPLINA OU AUTONOMIA E CRIATIVIDADE?. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17140

Issue

Section

GT 02 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias