REFLEXÕES SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA
SUBMISSÃO E DISCIPLINA OU AUTONOMIA E CRIATIVIDADE?
Abstract
Esse trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, sobre as funções sociais da escola, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DEDCVIII, no Campus Paulo Afonso. Tem como objetivo, apresentar diferentes perspectivas do tema complexo e multifacetado, uma vez que as reflexões podem partir desde a transmissão de conhecimento até a formação de cidadãos. Para este fim, metodologicamente, foi realizado um breve e não exaustivo estudo bibliográfico com abordagem qualitativa com artigos que tratavam sobre função social da escola. Os resultados, dessa pesquisa, apontam que discutir sobre a (s) função (ões) social (is) da escola, é compreender o esforço conjunto que toda a comunidade escolar precisa fazer para garantir que a escola seja um espaço de ensino, de aprendizado, de crescimento, mas também de formação de cidadãos críticos e reflexivos capazes de trabalhar para transformação social de seu entorno.
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