TRADIÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO NÚCLEO VI – ITAPICURU/BA (2022-2023)
Resumo
O presente artigo apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvido no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola localizada no povoado de Catu Grande, no município de Itapicuru/BA. Seu objetivo é evidenciar como a valorização dos saberes tradicionais dos estudantes, integrados às práticas pedagógicas, por meio de processos comunicacionais diversos, pode contribuir para a permanência e o protagonismo dos sujeitos da EJA na escola, além de favorecer a valorização e a preservação desses saberes no contexto escolar. A experiência relatada surgiu a partir da necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para um público formado por trabalhadores rurais, adultos e idosos. A proposta buscou promover uma educação dialógica, contextualizada e inclusiva, por meio da valorização do conhecimento prévio dos estudantes. Essas ações realizadas permitiram a inserção de saberes da tradição da comunidade local no currículo escolar, contribuindo para a afirmação identitária dos estudantes, aumento da autoestima e a permanência escolar. Este estudo está fundamentado na LDB (Brasil, 1996), BNCC (Brasil, 2017) e em Freire (1994, 1996). O estudo demonstrou que o respeito às culturas locais são caminhos possíveis para uma educação mais humanizada, relevante e transformadora.
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