TRADIÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA

UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO NÚCLEO VI – ITAPICURU/BA (2022-2023)

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvido no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola localizada no povoado de Catu Grande, no município de Itapicuru/BA. Seu objetivo é evidenciar como a valorização dos saberes tradicionais dos estudantes, integrados às práticas pedagógicas, por meio de processos comunicacionais diversos, pode contribuir para a permanência e o protagonismo dos sujeitos da EJA na escola, além de favorecer a valorização e a preservação desses saberes no contexto escolar. A experiência relatada surgiu a partir da necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para um público formado por trabalhadores rurais, adultos e idosos. A proposta buscou promover uma educação dialógica, contextualizada e inclusiva, por meio da valorização do conhecimento prévio dos estudantes. Essas ações realizadas permitiram a inserção de saberes da tradição da comunidade local no currículo escolar, contribuindo para a afirmação identitária dos estudantes, aumento da autoestima e a permanência escolar. Este estudo está fundamentado na LDB (Brasil, 1996), BNCC (Brasil, 2017) e em Freire (1994, 1996). O estudo demonstrou que o respeito às culturas locais são caminhos possíveis para uma educação mais humanizada, relevante e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juceleide Borges Correia, Universidade Tiradentes (UNIT)

Mestranda em Educação pela Universidades Tiradentes (UNIT). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Pós-graduada em Políticas Públicas para a Educação. Atuou como vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Itapicuru, de 2017 a 2019. Atua como coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Itapicuru-BA desde 2015, atuando nas seguintes etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II (Regular e Educação de Jovens e Adultos). Áreas de interesse: Educação intercultural, Didática, Currículo, Educação e comunicação.

Maria Neide Sobral, Universidade Tiradentes (UNIT)

Maria Neide Sobral é professora aposentada da Universidade Federal de Sergipe e, atualmente, professora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade. E-mail: sssobral@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Borges Correia, J., & Sobral, M. N. (2025). TRADIÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO NÚCLEO VI – ITAPICURU/BA (2022-2023). Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17130

Edição

Seção

GT 06 - Educação e Comunicação, cotidianos e práticas de resistências comuns em Paulo Freire