O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
Alfabetização. Escrita. Leitura. LetramentoResumen
A realidade atual exige transformações profundas na prática pedagógica. Em virtude disso, a temática alfabetização e letramento vêm sendo uma preocupação constante na educação e, através desse estudo buscou-se refletir sobre as práticas de ensino da leitura, escrita e compreensão de mundo. O objetivo é fazer uma breve reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Enquanto procedimento metodológico foi considerado o critério de classificação da pesquisa proposto por Vergara (2010), quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, adotou-se a pesquisa qualitativa. Quanto aos meios para a obtenção das informações necessárias à fundamentação teórica, a pesquisa utilizada foi à bibliográfica. Constatou-se que o letramento é um procedimento continuado de conhecimento, mas, além disso, é ainda uma ferramenta que desenvolve o pensamento crítico, sendo um manancial de contextos para melhor compreender a sociedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.