O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Adelina Cíntia Santos Silva do Nascimento
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira
  • Edenilde de Jesus

Keywords:

Alfabetização. Escrita. Leitura. Letramento

Abstract

A realidade atual exige transformações profundas na prática pedagógica. Em virtude disso, a temática alfabetização e letramento vêm sendo uma preocupação constante na educação e, através desse estudo buscou-se refletir sobre as práticas de ensino da leitura, escrita e compreensão de mundo. O objetivo é fazer uma breve reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Enquanto procedimento metodológico foi considerado o critério de classificação da pesquisa proposto por Vergara (2010), quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, adotou-se a pesquisa qualitativa. Quanto aos meios para a obtenção das informações necessárias à fundamentação teórica, a pesquisa utilizada foi à bibliográfica. Constatou-se que o letramento é um procedimento continuado de conhecimento, mas, além disso, é ainda uma ferramenta que desenvolve o pensamento crítico, sendo um manancial de contextos para melhor compreender a sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Advanusia Santos Silva de Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Aracaju e Carmópolis-SE. Membro do GEPIED-UFS/CNPQ.

Edenilde de Jesus

Graduada em História pela Universidade Tiradentes (UNIT) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Professora da Educação Básica no Colégio Sorriso Feliz em Nossa Senhora do Socorro-SE.

Published

2018-10-24

How to Cite

Santos Silva do Nascimento, A. C., de Oliveira, A. S. S., & Jesus, E. de. (2018). O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9184

Issue

Section

GT7 - Educação, Linguagens e Artes