REFELEXÕES DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores/as

  • Maria de Lourdes Santos Figueiredo Leite Universidade Tiradentes UNIT
  • Ada Augusta Bezerra

Palabras clave:

Palavras-chave, Reflexão. Aprendizagem profissional. Docência. Educação superior.

Resumen

RESUMO: A discussão acerca da formação profissional para o exercício da docência na educação superior compõe um campo em que há necessidades em termos de investimento na prática de ensinar. A aprendizagem do professor da educação superior é o tema deste estudo. Os estudos sobre a formação docente embasam a opção para a análise teórica. Estas se amparam em idéia de que a aprendizagem é um processo mais vivencial e integrador do que a formação contínua. Entender como a aprendizagem para a docência de professores que atuam em uma instituição particular brasileira de educação superior foi objetivo deste estudo. Compreender como as experiências profissionais são interpretadas por estes professores e analisar como estas contribui para a sua constituição profissional complementaram esta proposta. A abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada permitiu a coleta de dados. Os resultados apresentam que os professores da Instituição de Ensino Superior pesquisada não elegeram a docência como profissão inicial; as experiências profissionais foram marcadas por tentativas e erros e a solução dos problemas ocorria a partir de suas próprias experiências; ea responsabilidade pelo fracasso e sucesso profissionais está atrelada ao perfil dos estudantes. A natureza complexa da universidade e da profissão docente é uma realidade. O professor, no contexto da universidade pesquisada, tende a analisar o seu papel profissional de forma reducionista, caracterizando a sua atividade como intelectual e à docência como secundária ou inexistente. A formação para a docência se constitui como um processo primordial no exercício da profissão.

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Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Santos Figueiredo Leite, Universidade Tiradentes UNIT

Doutoranda em Educação /UNIT; Mestrado em Educação (2013) UNIT; Especialista em Gestão de Processos ( Certificação CBPP), Especialista em Gestão de Empresas(2004) UFS; Especialista em Gestão de Projetos (2007) FGV; Graduada em Ciências Econômicas (1999) ; Consultora em Sistema de Gestão Integrada - SGI(2010). Professora da Universidade Tiradentes - UNIT.

Citas

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Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Santos Figueiredo Leite, M. de L., & Bezerra, A. A. (2018). REFELEXÕES DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9102

Número

Sección

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)