A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA COMO PORTA DE ENTRADA DO INDIVÍDUO AO SEU LUGAR SOCIAL DE DIREITO

Autores/as

  • Anderson Ferreira Lopes Faculdade Dom Pedro II
  • Ariane da Silva Cunha de Jesus Faculdade Dom Pedro II

Palabras clave:

Comunidade, Educação, Transformação Social, Educação Transformadora

Resumen

Com o intuito de analisar e ratificar a Educação Transformadora como motor possibilitador do despertar crítico do indivíduo quanto ao seu papel ativo na sociedade, foi realizada uma pesquisa-ação constituída de duas partes no bairro Jardim Campo Novo, localizado no município de Lagarto/SE. A primeira, desenvolveu-se por meio de observação e entrevista semiestruturada e, a segunda, realizou-se através de um evento prático, solidário e humanitário, que se deu com o intuito de possibilitar àquela comunidade oportunidades de conscientizar-se quanto à importância da educação como porta de entrada a ascensão social. Como resultados obtidos, ficam em evidência as práticas educativas que foram efetivadas nesse local, que contribuíram de modo significativo para a inclusão dos sujeitos em seu meio, por possibilitá-los vivências, até então não experimentadas, bem como, proporcionar situações ímpares de aprendizagens e de conhecimento a respeito da vida em comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Ferreira Lopes, Faculdade Dom Pedro II

Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II.

Ariane da Silva Cunha de Jesus, Faculdade Dom Pedro II

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Lopes, A. F., & de Jesus, A. da S. C. (2018). A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA COMO PORTA DE ENTRADA DO INDIVÍDUO AO SEU LUGAR SOCIAL DE DIREITO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8810

Número

Sección

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis