A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA COMO PORTA DE ENTRADA DO INDIVÍDUO AO SEU LUGAR SOCIAL DE DIREITO

Authors

  • Anderson Ferreira Lopes Faculdade Dom Pedro II
  • Ariane da Silva Cunha de Jesus Faculdade Dom Pedro II

Keywords:

Comunidade, Educação, Transformação Social, Educação Transformadora

Abstract

Com o intuito de analisar e ratificar a Educação Transformadora como motor possibilitador do despertar crítico do indivíduo quanto ao seu papel ativo na sociedade, foi realizada uma pesquisa-ação constituída de duas partes no bairro Jardim Campo Novo, localizado no município de Lagarto/SE. A primeira, desenvolveu-se por meio de observação e entrevista semiestruturada e, a segunda, realizou-se através de um evento prático, solidário e humanitário, que se deu com o intuito de possibilitar àquela comunidade oportunidades de conscientizar-se quanto à importância da educação como porta de entrada a ascensão social. Como resultados obtidos, ficam em evidência as práticas educativas que foram efetivadas nesse local, que contribuíram de modo significativo para a inclusão dos sujeitos em seu meio, por possibilitá-los vivências, até então não experimentadas, bem como, proporcionar situações ímpares de aprendizagens e de conhecimento a respeito da vida em comunidade.

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Author Biographies

Anderson Ferreira Lopes, Faculdade Dom Pedro II

Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II.

Ariane da Silva Cunha de Jesus, Faculdade Dom Pedro II

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II.

Published

2018-10-24

How to Cite

Lopes, A. F., & de Jesus, A. da S. C. (2018). A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA COMO PORTA DE ENTRADA DO INDIVÍDUO AO SEU LUGAR SOCIAL DE DIREITO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8810

Issue

Section

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis