A ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO uma análise dos livros didáticos

Autores/as

  • Jose Carlos Santana Queiroz Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito - Alagoinhas BA

Palabras clave:

Estatística. Livro Didático de Matemática. Educação Matemática.

Resumen

De acordo com as orientações oficiais para o ensino da matemática, o bloco que estrutura o ensino da estatística considera uma área que deve ser contemplada pelo ensino médio, devido à importância que tem a estatística na atualidade.  Os livros didáticos de matemática são os elementos responsáveis pela delimitação do ensino que deve chegar às salas de aulas, assim estes não podem se eximir de abordagens bem fundamentadas nos aspectos da estatística. O objetivo deste estudo é analisar como os tópicos de estatística, compreendendo a estatística descritiva e as medidas de posição e de dispersão são apresentados pelos livros didáticos e, se estes contemplam as observações sugeridas pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e pela Educação Matemática. Assim, a partir de uma análise qualitativa de dois exemplares de ampla utilização nas escolas baianas, constata-se que os conteúdos desta área da matemática são apresentados por meios de problemas e em seguida a apresentação formal dos aspectos teóricos. Entretanto não se evidencia explicações sobre o uso de uma medida estatística em detrimento da outra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Queiroz, J. C. S. (2018). A ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO uma análise dos livros didáticos. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8799

Número

Sección

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas