A ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO uma análise dos livros didáticos

Authors

  • Jose Carlos Santana Queiroz Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito - Alagoinhas BA

Keywords:

Estatística. Livro Didático de Matemática. Educação Matemática.

Abstract

De acordo com as orientações oficiais para o ensino da matemática, o bloco que estrutura o ensino da estatística considera uma área que deve ser contemplada pelo ensino médio, devido à importância que tem a estatística na atualidade.  Os livros didáticos de matemática são os elementos responsáveis pela delimitação do ensino que deve chegar às salas de aulas, assim estes não podem se eximir de abordagens bem fundamentadas nos aspectos da estatística. O objetivo deste estudo é analisar como os tópicos de estatística, compreendendo a estatística descritiva e as medidas de posição e de dispersão são apresentados pelos livros didáticos e, se estes contemplam as observações sugeridas pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e pela Educação Matemática. Assim, a partir de uma análise qualitativa de dois exemplares de ampla utilização nas escolas baianas, constata-se que os conteúdos desta área da matemática são apresentados por meios de problemas e em seguida a apresentação formal dos aspectos teóricos. Entretanto não se evidencia explicações sobre o uso de uma medida estatística em detrimento da outra.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-10-24

How to Cite

Queiroz, J. C. S. (2018). A ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO uma análise dos livros didáticos. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8799

Issue

Section

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas