ENSINO DE GEOMETRIA: AÇÕES DO PIBID E A TEORIA DE VAN HIELE

Autores/as

  • Narinha Mylena Rocha da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Marcela Lima Santos Universidade federal de Sergipe
  • Amanda Jesus Ramos Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

PIBID. Ensino de geometria. Prática docente.Desafios

Resumen

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática do Campus São Cristóvão-SE é subdividido em quatro grupos. O grupo ao qual fazemos parte, ao observar a realidade do ensino de geometria, percebeu a carência no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos desse campo se comparados aos demais campos da Matemática. Diante desta realidade e buscando suporte na teoria do casal van Hiele, nós juntamente com os demais integrantes deste grupo, decidimos desenvolver um trabalho com ênfase no ensino da geometria. O presente trabalho tem como objetivo tratar do ensino de geometria e, principalmente, relatar as dificuldades encontradas por nós, bolsistas de iniciação à docência (ID), na aplicação de atividades com foco na geometria em escolas públicas da rede estadual, em turmas de anos finais do ensino fundamental e médio. Os principais autores que referenciam este trabalho são Lorenzato (1995); van de Walle (2009) Villiers (2010), dentre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Narinha Mylena Rocha da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe; Bolsista do Pibid/UFS; Bolsista voluntária do PIBIC/UFS.

Marcela Lima Santos, Universidade federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe; Bolsista do Pibid; Voluntária do PIBIC/UFS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CNPq EDUCON/UFS.

Amanda Jesus Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe; bolsista do Pibid; Voluntária do PIBIC/UFS.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Rocha da Silva, N. M., Santos, M. L., & Ramos, A. J. (2018). ENSINO DE GEOMETRIA: AÇÕES DO PIBID E A TEORIA DE VAN HIELE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8790

Número

Sección

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas