ENSINO DE GEOMETRIA: AÇÕES DO PIBID E A TEORIA DE VAN HIELE

Authors

  • Narinha Mylena Rocha da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Marcela Lima Santos Universidade federal de Sergipe
  • Amanda Jesus Ramos Universidade Federal de Sergipe

Keywords:

PIBID. Ensino de geometria. Prática docente.Desafios

Abstract

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática do Campus São Cristóvão-SE é subdividido em quatro grupos. O grupo ao qual fazemos parte, ao observar a realidade do ensino de geometria, percebeu a carência no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos desse campo se comparados aos demais campos da Matemática. Diante desta realidade e buscando suporte na teoria do casal van Hiele, nós juntamente com os demais integrantes deste grupo, decidimos desenvolver um trabalho com ênfase no ensino da geometria. O presente trabalho tem como objetivo tratar do ensino de geometria e, principalmente, relatar as dificuldades encontradas por nós, bolsistas de iniciação à docência (ID), na aplicação de atividades com foco na geometria em escolas públicas da rede estadual, em turmas de anos finais do ensino fundamental e médio. Os principais autores que referenciam este trabalho são Lorenzato (1995); van de Walle (2009) Villiers (2010), dentre outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Narinha Mylena Rocha da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe; Bolsista do Pibid/UFS; Bolsista voluntária do PIBIC/UFS.

Marcela Lima Santos, Universidade federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe; Bolsista do Pibid; Voluntária do PIBIC/UFS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CNPq EDUCON/UFS.

Amanda Jesus Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe; bolsista do Pibid; Voluntária do PIBIC/UFS.

Published

2018-10-24

How to Cite

Rocha da Silva, N. M., Santos, M. L., & Ramos, A. J. (2018). ENSINO DE GEOMETRIA: AÇÕES DO PIBID E A TEORIA DE VAN HIELE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8790

Issue

Section

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas