ESTUDO DE CASO: ESCOLA INCLUSIVA E O DESAFIO DOCENTE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO AUTISTA

Autores/as

  • Edilma Silva Santos Escola Estadual Pedro Diniz Gonçalves

Palabras clave:

Autista, Escola Inclusiva, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumen

Este trabalho objetiva refletir sobre a relevância do atendimento a alunos com deficiência, no processo de escolarização, baseada na perspectiva da educação inclusiva, considerando os desafios que os professores enfrentam para atender a essa clientela e investigando como se deu a permanência de um dos alunos nas salas de AEE, bem como as interferências que ele recebeu nas salas  de Ensino Regular, observando seu aprendizado, a partir das atividades que lhes foram propostas em ambas as salas. Para o estudo de caso real foram levantadas as características de comportamento no contexto escolar do aluno, J. V., autista. A criança participa da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Pedro Diniz Gonçalves, no Município de Areia Branca desde o ano de 2013 e são levantadas as características de comportamento no contexto escolar desse aluno, no que se refere ao seu processo de aprendizagem e a afetividade com as professoras.

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Biografía del autor/a

Edilma Silva Santos, Escola Estadual Pedro Diniz Gonçalves

Mestranda em Ciência da Educação, Especialista em Docência na Educação Infantil, Pós-graduada em Arte Educação; Pós-graduada em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas; Licenciada em Pedagogia, com Habilitação em Supervisão Escolar; Professora da Rede Pública, atuando na Sala de Recursos Multifuncionais. edilmatecnologa@hotmail.com

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Santos, E. S. (2018). ESTUDO DE CASO: ESCOLA INCLUSIVA E O DESAFIO DOCENTE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO AUTISTA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8678

Número

Sección

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade