ESTUDO DE CASO: ESCOLA INCLUSIVA E O DESAFIO DOCENTE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO AUTISTA

Authors

  • Edilma Silva Santos Escola Estadual Pedro Diniz Gonçalves

Keywords:

Autista, Escola Inclusiva, Sala de Recursos Multifuncionais

Abstract

Este trabalho objetiva refletir sobre a relevância do atendimento a alunos com deficiência, no processo de escolarização, baseada na perspectiva da educação inclusiva, considerando os desafios que os professores enfrentam para atender a essa clientela e investigando como se deu a permanência de um dos alunos nas salas de AEE, bem como as interferências que ele recebeu nas salas  de Ensino Regular, observando seu aprendizado, a partir das atividades que lhes foram propostas em ambas as salas. Para o estudo de caso real foram levantadas as características de comportamento no contexto escolar do aluno, J. V., autista. A criança participa da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Pedro Diniz Gonçalves, no Município de Areia Branca desde o ano de 2013 e são levantadas as características de comportamento no contexto escolar desse aluno, no que se refere ao seu processo de aprendizagem e a afetividade com as professoras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Edilma Silva Santos, Escola Estadual Pedro Diniz Gonçalves

Mestranda em Ciência da Educação, Especialista em Docência na Educação Infantil, Pós-graduada em Arte Educação; Pós-graduada em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas; Licenciada em Pedagogia, com Habilitação em Supervisão Escolar; Professora da Rede Pública, atuando na Sala de Recursos Multifuncionais. edilmatecnologa@hotmail.com

Published

2018-10-24

How to Cite

Santos, E. S. (2018). ESTUDO DE CASO: ESCOLA INCLUSIVA E O DESAFIO DOCENTE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO AUTISTA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8678

Issue

Section

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade