FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Autores/as

  • Rosimeri Ferraz Sabino Universidade Federal de Sergipe
  • Fabio Gomes Rocha Universidade Tiradentes

Palabras clave:

Educação profissional, Ensino profissional, Formação de professores, Formação docente, Mapeamento sistemático.

Resumen

Este trabalho buscou caracterizar o estado de conhecimento acerca da formação docente para a educação profissional, a partir de publicações no portal de periódicos da CAPES até o ano de 2017. Utilizou-se como procedimento metodológico o mapeamento sistemático, sob um protocolo de pesquisa que visou identificar como é abordada a formação de professores para esse ramo educacional nas produções científicas, no tocante aos tipos de cursos para docentes e ao âmbito de aplicação da formação. Os resultados indicaram apenas cinco produções relacionadas ao tema, restritas a dois periódicos, focando-se em proposições de formação por meio da educação continuada e licenciatura específica, e aplicando-se a professores de todos os níveis de educação profissional. Dessa forma, o cenário identificado neste mapeamento aponta fragilidades que permeiam o conhecimento sobre a formação de professores desse campo educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosimeri Ferraz Sabino, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Fabio Gomes Rocha, Universidade Tiradentes

Professor Adjunto dos cursos de Computação da Universidade Tiradentes (UNIT).

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Sabino, R. F., & Rocha, F. G. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8645

Número

Sección

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)