FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Authors

  • Rosimeri Ferraz Sabino Universidade Federal de Sergipe
  • Fabio Gomes Rocha Universidade Tiradentes

Keywords:

Educação profissional, Ensino profissional, Formação de professores, Formação docente, Mapeamento sistemático.

Abstract

Este trabalho buscou caracterizar o estado de conhecimento acerca da formação docente para a educação profissional, a partir de publicações no portal de periódicos da CAPES até o ano de 2017. Utilizou-se como procedimento metodológico o mapeamento sistemático, sob um protocolo de pesquisa que visou identificar como é abordada a formação de professores para esse ramo educacional nas produções científicas, no tocante aos tipos de cursos para docentes e ao âmbito de aplicação da formação. Os resultados indicaram apenas cinco produções relacionadas ao tema, restritas a dois periódicos, focando-se em proposições de formação por meio da educação continuada e licenciatura específica, e aplicando-se a professores de todos os níveis de educação profissional. Dessa forma, o cenário identificado neste mapeamento aponta fragilidades que permeiam o conhecimento sobre a formação de professores desse campo educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosimeri Ferraz Sabino, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Fabio Gomes Rocha, Universidade Tiradentes

Professor Adjunto dos cursos de Computação da Universidade Tiradentes (UNIT).

Published

2018-10-24

How to Cite

Sabino, R. F., & Rocha, F. G. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8645

Issue

Section

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)