A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

  • Advanusia Santos Silva de Oliveira Secretaria Municipal da Educação de Aracaju
  • Rute Alves Brasileiro
  • Ádria Maria Ribeiro Rodrigues

Resumen

Este artigo objetiva agregar embasamentos teóricos sobre a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, com o  intuito de contribuir no âmbito educacional. Nessa perspectiva, o presente artigo pode contribuir com pesquisas futuras e servir como base teórica para  profissionais que desejam pesquisar o tema, bem como fundamentar sua prática profissional . Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da descrição de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico. Como resultado entendeu-se a relevância  da discussão sobre o tema no contexo educacional, uma vez que a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) é de suma importância  para a interação das pessoas com deficiência com o mundo que as cercam, e a participação no âmbito social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Advanusia Santos Silva de Oliveira, Secretaria Municipal da Educação de Aracaju

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF), Psicopedagogia Clínica e Institucional (FSLF), Atendimento Educacional Especializado (AEE- FAVENI), Alfabetização e Letramento (FAVENI) e Libras (FAVENI). Graduada em Letras-Português /Espanhol pela Universidade Tiradentes (2009) e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Técnica em Turismo (CEFET/SE). Atualmente é professora concursada - Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Aracaju/SE e Professora substituta de Espanhol pela Secretaria Estadual em Educação. Tem experiência na área de Letras- Português /Espanhol; Turismo; Pedagogia e Psicopedagogia Clínica/ Institucional; Didática e Metodologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de espanhol; O lúdico; Aprendizagem colaborativa; Educação inclusiva; TDIC e Formação de educadores. Membro dos Grupos de Pesquisa GEPIED (UFS) e APOGEU (UFS).

Rute Alves Brasileiro

Especialista em Educação Especial e Ensino Religioso pela FACESITA/MG. Graduada em Pedagogia pela UNIT/SE.; Pós-graduanda em Neuropsicologia pela FACESITA/MG.

Ádria Maria Ribeiro Rodrigues

Doutoranda em Educação pela UNIT/SE, Mestre em Educação pela UFMT. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo Diadorim Estudos de Gênero.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3011-6931.

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

de Oliveira, A. S. S., Alves Brasileiro , R., & Ribeiro Rodrigues , Ádria M. . (2024). A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16961

Número

Sección

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade